Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 16 de Junho de 2004 às 17:18
Por: Edina Pedro

    Imprimir


A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), por meio do Campus Universitário do Vale do Teles Pires, em Colider, realiza nos dias 18 e 19 de junho um seminário sobre Economia Solidária e Cooperativismo.

Reunindo trabalhadores rurais, assentados, acampados, posseiros e lideranças de movimentos populares ligados à questão agrária, o evento tem o objetivo de sensibilizar os envolvidos acerca da necessidade dos processos solidários de auto-gestão. Segundo o organizador do evento e coordenador do campus da Unemat em Colider, Cláudio Scalon, o propósito é buscar a superação de dependências dos agricultores familiares à cadeia produtiva capitalista, consolidando formas de relacionamento sustentável entre os agricultores familiares.

Outra meta, segundo o coordenador, é problematizar a realidade sócio-econômica e cultural dos trabalhadores rurais da região, discutindo possibilidades de estabelecer empreendimentos de produção, considerando-se “o todo” da cadeia produtiva. Tendo ainda como motivação, o estreitamento das parcerias entre Unemat e movimentos populares da região.

As abordagens propostas no seminário terão como facilitadores os pró-reitores, de Ensino de Graduação da Unemat, Neodir Travessini, e de Pesquisa e Pós-graduação, Laudemir Zart, e o representante do Núcleo Unemat –Unitrabalho, Clóvis Vailant. Entre as temáticas enfocadas estão a Economia Popular e Solidária versus Economia de Mercado; o Campesinato e os Desafios da Agricultura Familiar ante o Agro-negócio; e o Cooperativismo Solidário como Alternativa de Auto-gestão dos Camponeses.

A expectativa dos organizadores é que o encontro envolva 50 participantes ligados à questão agrária nos municípios de Carlinda, Colider, Nova Canaã do Norte, Terra Nova do Norte, Nova Guarita, Novo Mundo, Alta Floresta, Peixoto de Azevedo, Matupá, Itaúba e Nova Santa Helena.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/380306/visualizar/