Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 16 de Junho de 2004 às 13:24

    Imprimir


A proteção do meio ambiente é um fator gerador de produtividade e competitividade industrial. Seguindo essa premissa, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/MT) promove, a partir de 16 de julho, o "Dia de Campo Empresarial – Empresários do Setor de Base Florestal e Gerentes de Exploração Florestal", na Unidade Modelo de Manejo Florestal do Senai, em Santa Carmem, a 120km de Sinop, em Mato Grosso. Estão confirmadas as presenças de 20 empresários e técnicos do Estado.

O objetivo é levar ao conhecimento da classe empresarial o trabalho de sensibilização e planejamento do Projeto Jamanchim de Manejo Florestal Sustentável na Amazônia, realizado pela Escola de Floresta – como é conhecida a Unidade.

"Vamos transformar os visitantes em multiplicadores da idéia", avalia o Assessor Ambiental da Fiemt, Álvaro Leite. "Além de ser uma exigência legal, o manejo de impacto reduzido contribui para o desenvolvimento pleno e sustentável da atividade florestal na região, com base na exploração racional".

A Unidade oferece cursos de capacitação pessoal em técnicas de Manejo Florestal de Exploração de Impacto Reduzido. O projeto é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt) e Senai/MT. "No manejo convencional, os exploradores entram onde querem e cortam de tudo. O manejo de impacto reduzido planeja todas as etapas da exploração, desde escolha das áreas, construção da infra-estrutura, técnicas de corte e arraste e proteção florestal, entre outros", avalia o coordenador do projeto, Marcos Leandro Garcia.

Realizada a partir da parceria Senai e Coimal - Indústria e Comércio de Madeira Ltda, a Escola de Floresta do Senai – Sinop é referência nacional no setor. Em março, a Unidade recebeu a visita de uma equipe de pesquisadores japoneses, para um intercâmbio de informações.

A Escola já formou 446 profissionais das mais variadas instituições, como a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Escola Agrotécnica de Cáceres, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Faculdade de Sinop (Fasip) e Faculdade Teles Pires (Fatep), além de profissionais autônomos de todo o Estado.

Os empresários que participam do "Dia de Campo Empresarial" viajam para Sinop nesta quarta-feira (16), às 20h. Estão confirmadas as presenças do presidente da Fiemt, Nereu Pasini, o secretário-adjunto da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia, José Epaminondas M. Conceição, o gerente do Ibama, Hugo José Werle, o presidente do Sindilam, César Mason, e o gerente da Fema-Sinop, Marcos Ivan Lopez.




Fonte: 24 HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/380375/visualizar/