Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 16 de Junho de 2004 às 12:55

    Imprimir


A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Eletrobrás assinam hoje (16), às 15h, convênios de capacitação Laboratorial em Eficiência Energética, através do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). O evento será realizado no auditório do Ministério de Minas e Energia, em Brasília, e vai contemplar mais 18 universidades representando todas as regiões brasileiras.

Os convênios serão firmados pelo presidente da Eletrobrás, Silas Rondeau Cavalcante Silva, e o diretor da Faculdade de Engenharia e Tecnologia da UFMT, Ildomar Freitas de Oliveira, que representará o reitor Paulo Speller.

O primeiro Laboratório de Eficiência Energética em Sistema Motrizes da região Centro-Oeste será instalado na UFMT. A reforma da sala da Faculdade de Engenharia, que abrigará equipamentos de alta tecnologia, já foi licitada. A expectativa é de que esteja em funcionamento até março de 2005.

A implantação do laboratório foi viabilizada através de convênio firmado com a Eletrobrás, no valor de R$ 416.914,00. Esse será um dos três laboratórios instalados no país. Os outros dois vão para as regiões Sudeste e Nordeste. O objetivo é ajudar no combate ao desperdício de energia elétrica e estimular o uso eficiente em todos os setores sócio-econômicos do país, em especial a indústria.

O laboratório vai permitir a realização de pesquisa de um sistema mais eficiente e a difusão do resultado junto às indústrias de Mato Grosso para que possam reduzir o consumo, explica o coordenador do projeto, Ildomar Freitas de Oliveira. Também serão realizados cursos de extensão para a comunidade, visando socializar as técnicas de eficiência energética em sistemas motrizes.

O projeto vai envolver sete bolsistas de graduação, três de mestrado e um de doutorado. O laboratório também vai permitir a orientação de trabalhos de conclusão de curso de graduação, dissertações de mestrado e teses de doutorado na área de eficiência energética em sistema motrizes industriais.




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/380391/visualizar/