Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 16 de Junho de 2004 às 12:25

    Imprimir


A primeira pesquisa de clima organizacional feita na Cemat revelou que 75% dos cematianos consideram a Empresa um excelente lugar para trabalhar. O levantamento foi realizado em março pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) em todas as superintendências da companhia. Agora, com os resultados em mãos, o Departamento de Recursos Humanos vai elaborar planos de ação para atender as demandas levantadas.

No total, 60 itens foram investigados. Entre os principais destaques, está a bateria que analisa o "orgulho" que o colaborador tem da Cemat. Em dois itens, a performance da concessionária se iguala à das empresas com melhor desempenho no país.

É o caso da afirmação que analisa a importância do trabalho na vida do colaborador. Noventa por cento dos entrevistados afirmaram que a atividade que exercem na Cemat não é "só mais um emprego", mas que o trabalho tem um sentido especial. O outro item em que a concessionária empata com as melhores empresas já pesquisadas é o que questiona o interesse do cematiano em permanecer na empresa - 72% dos colaboradores pesquisados pretendem trabalhar na Cemat ainda por muito tempo.

Já as questões que tiveram índices de resposta negativos ou distantes do ideal indicaram a necessidade de criar um plano de reconhecimento do trabalho. "Com base na pesquisa, vamos definir estratégias para melhorar o nosso trabalho e a nossa relação com o colaborador. A idéia é exatamente essa: verificar onde estamos indo no caminho certo e onde podemos melhorar", afirma a gerente do Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Cemat, Adriano Martello Valero.

No entanto, algumas ações do DRH que já estão em curso poderão trazer bons resultados para a relação entre Empresa e colaborador. O Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG) é um exemplo. "Estamos iniciando essa ação agora para capacitar e treinar os gerentes e coordenadores de forma que não só a sua eficiência possa ser otimizada mas também que a sua liderança e coordenação das equipes evolua", pondera Adriana. Outra ação importante do DRH que poderá atender a algumas reivindicações diagnosticadas na pesquisa de clima é a atualização do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS). >




Fonte: Assessoria Comunicação Social REDE CEMAT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/380407/visualizar/