Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 16 de Junho de 2004 às 10:57

    Imprimir


A vereadora Enelinda Scala, PT, conseguiu sinal positivo do governo federal para financiar o projeto ambiental para o Rio Coxipó e seu afluente, o Córrego Fundo. ”Porém, estou com as mãos atadas”, disse a parlamentar. Segundo Enelinda, a prefeitura não liberou o dinheiro para a elaboração do projeto técnico de estudo ambiental, que precisa ser encaminhado ao governo federal.

A parlamentar explicou que foi aprovada uma emenda em 2002, no valor de R$ 40 mil, para financiar a elaboração do projeto das áreas degradadas. O projeto foi licitado em dezembro do ano passado. “A prefeitura não liberou o dinheiro para a empresa ganhadora da licitação, e o prazo para a execução expirou, já que a empresa tinha 90 dias para elaborar o projeto”, ressaltou.

Há oito dias, a vereadora esteve reunida com os secretários municipais de Meio Ambiente, José Roberto Stopa, de Finanças, Vivaldo Lopes, professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e moradores do bairro Boa Esperança para cobrar uma posição do Executivo.

“Com o projeto técnico na mão, nós íamos ao Ministério do Meio Ambiente buscar os recursos, por isso precisamos de uma resposta da prefeitura”, explicou. Segundo a vereadora, este impasse mostra que o Executivo não tem políticas públicas voltadas ao meio ambiente. ”Os recursos liberados são irrisórios, não dá para fazer uma política ambiental”, lamentou.

Segundo a vereadora, o secretário de Meio Ambiente ficou de dar uma resposta até o final desta semana. “Estou aguardando, caso contrário, vou ter que começar a luta do zero”, enfatizou.

A outra opção, explicou a vereadora, é fazer um projeto demonstrativo junto a UFMT, através da educação ambiental para o desenvolvimento sustentável.

A vereadora luta há sete anos pela recuperação do Rio Coxipó e seu afluente o Córrego Fundo, que corta o bairro Boa Esperança. A proposta é transformar esta região em área de preservação ambiental, com área de lazer e de educação ambiental. “Precisamos devolver a mata ciliar, retificar o leito e despoluir a água”, ressaltou. A vereadora disse que as transformações trarão benefícios para a população e qualidade de vida.




Fonte: Ultima Noticia

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/380442/visualizar/