Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 16 de Junho de 2004 às 09:26
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


Faltam menos de quinze dias para o fim do inicio do processo eleitoral, que são as convenções partidárias criadas para homologar as candidaturas, que neste caso são as de prefeito e vereadores. Neste processo, todos os partidos fazem suas analises, visando as coligações partidárias para se fortalecerem e conseguirem convencer o eleitor de seus bons propósitos para com seu município.

Porém alguns nomes colocados têm poucas chances de viabilizar sua candidatura e assim atingirem seu objetivo principal, vencer a eleição e assumir o comando administrativo de seu município. Em Tangará da Serra muita coisa ainda pode acontecer, os eleitores acompanham a guerra de bastidores, que as vezes acaba ultrapassando o campo interno e já assiste a ataques políticos.

Muita analise é feita neste momento por ambos os lados, todo mundo analisa os prós e contras, e é isso que faremos a seguir, uma analise dos principais pré-candidatos ao Palácio Tangará. Vejamos:

Como a perspectiva é de no máximo quatro candidatos, segundo acreditam a maioria dos consultados, por ordem alfabética, e de acordo com o que manifestaram até agora os partidos políticos bem como os pré-candidatos analisamos somente os nomes mais cogitados para serem confirmados nas convenções do final do mês.

Clovis Batista: PPS

PRÓ: Tem a seu favor o fato de ser um homem muito rico e ainda o apoio pessoal do governador e de parte da cúpula do governo estadual.

CONTRA: O maior problema é o fato de ser pouquíssimo conhecido do eleitorado, embora more a mais de 20 anos no município. Tem dificuldade para relacionar-se com outras classes sociais, não é muito simpático e por isso encontra dificuldades de penetrar no eleitorado. Pesa ainda contra sua candidatura a presença de muitas pessoas na sua base de sustentação que ainda são defensoras do ex-prefeito Jaime Muraro, acusado de corrupção. Tem pouquíssimo tempo de horário eleitoral gratuito.

Fabio Junqueira: PFL

Pró: Tem grande experiência adquirida em três mandatos de vereador, um de vice-prefeito na administração de Jaime Muraro, quando então assumiu por oito meses o comando do município e como secretário de educação até o início deste mês. Conta com bom tempo de horário eleitoral gratuito.

Contra: O fato de ter comungado do período turbulento da administração municipal, apesar de documentos comprovando os escândalos administrativos, denunciados largamente por toda a imprensa, não tomou nenhuma providência, ou seja, continuou no poder. Documentos que mostram o período das investigações da corrupção atingiram o período em que foi prefeito, oito meses de 1.999. Pesa ainda contra Fabio Junqueira o fato de ter na secretaria de educação, vários de seus parentes.

Idail Trubian: PDT

Pró: Não tem desgaste e é discreto.

Contra: É pouco conhecido. Poucos sabem que o pedetista já foi candidato a vereador, sendo o oitavo colocado do seu partido e a grande maioria sequer lembra que na última eleição Idail foi candidato à vice-prefeito na chapa de Thais Barbosa. Saiu do PSDB onde não conseguiu se firmar como liderança política. Pouquíssimo tempo de horário eleitoral gratuito.

Júlio César Ladeia: PL

Pró: Denunciou a corrupção em Tangará da Serra. Em função dessas denúncias, ficou com fama de durão, honesto e muito corajoso. Dizem ter o mesmo perfil do ex-prefeito Antonio Porfírio de Brito. É pioneiro e tem a vantagem de ficar no ar, através do programa Chicote do Povo que apresenta na TVi REDETV até início de agosto.

Contra: Não tem dinheiro e nem grupo político local. Está começando agora na política partidária, é desconfiado, não tem a orientação e nem o apoio dos políticos mais tradicionais e por isso tem dificuldade para firmar alianças com outros partidos, fator que deve ser levado em consideração já que dispõe de pouco tempo de horário eleitoral gratuito.

Thais Barbosa: PMDB

Pró: Tem a seu favor a experiência de ter administrado o município por seis anos na primeira administração e um mandato de deputada estadual. Outro fator que acumula experiência é o fato do esposo, José Amando, ter sido prefeito de Barra do Bugres e deputado federal. Um trunfo é o de ser pioneira, além de contar com um razoável tempo de horário eleitoral.

Contra: Desgastou-se pelo excesso de candidaturas, cinco para prefeita e duas para deputada. É acusada de somente aparecer em vésperas de eleições. Não contará com apoios de outros partidos que sempre caminharam juntos, e terá dificuldade para conseguir dinheiro para mais uma campanha.



Zé Pequeno: PT

Pró: Pertence ao partido que governa o País, teve excelente votação para deputado estadual em 2002. Pioneiro, não tem desgaste pessoal e tem bom dialogo com alunos universitários, principalmente da UNEMAT. O partido tem o maior tempo de horário eleitoral gratuito.

Contra: O desgaste do governo federal, o racha existente no partido e a dificuldade para se coligar, é acusado por ex-companheiros de não dividir espaço, além da falta de dinheiro.




Fonte: Redação RepórterNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/380454/visualizar/