Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 15 de Junho de 2004 às 15:10
Por: Liana Menezes

    Imprimir


O lançamento aconteceu na manhã desta terça-feira (15.06), no Centro de Eventos Pantanal em Cuiabá, e reuniu representantes de diversos segmentos da sociedade. O Anuário Estatístico 2003 foi elaborado pelos técnicos da Superintendência de Informação, da Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan).

Durante o lançamento, o secretário de Planejamento, Yênes Magalhães, ressaltou a importância desse instrumento de trabalho que agrega em um só produto uma base sólida de informações sobre a realidade de Mato Grosso.

"Para nós é uma alegria muito grande ver este trabalho pronto. Estamos caminhando para um momento único no Estado, o da uniformização das informações. O Anuário Estatístico faz parte desse processo. É o resultado do esforço da nossa equipe técnica, que durante um ano buscou incansavelmente dados precisos sobre Mato Grosso, em 138 fontes de informação. Estamos diante de um documento que vai ampliar a discussão em torno da Administração pública", comentou.

Além dos cartogramas e gráficos, este ano o Anuário Estatístico traz como diferencial, os mapas temáticos, contendo localização geográfica, divisão político-administrativa, micro e meso-regiões, áreas de planejamento (unidades sócio-econômicas ecológicas), áreas legalmente protegidas e estações metereológicas.

O primeiro Anuário Estatístico do Estado foi elaborado em 1968. Por ter ficado um período de 10 anos sem ser publicado, somam-se hoje, 25 edições. Ao homenagear ex-secretários e técnicos de Governo que integraram as equipes responsáveis pelas edições anteriores, o secretário Yênes Magalhães, avaliou as dificuldades encontradas pelos profissionais daquela época em obter dados precisos e informações.

Relembrando o tamanho do Estado antes da divisão, a localização de seus municípios, o tempo que levava muitas vezes para se apurar e confirmar alguns dados avaliou: "se hoje sabemos da extensão de nossas dificuldades muitas vezes em obtermos informações que se casam, imaginem naquela época".

Para discutir o Anuário Estatístico 2003, com vistas a melhorar a elaboração da próxima edição, os participantes do evento reuniram-se em grupos encaminhando as discussões para dois questionamentos. O primeiro: os dados que compõem o Anuário Estatístico 2003, atendem as necessidades do meu setor? E o segundo: quais outras informações devem ser acrescidas para melhorar o conteúdo do Anuário 2004?

Cada um dos participantes recebeu um exemplar impresso do produto, bem como a versão digital. Mas as informações também estão disponíveis no site da Secretaria de Planejamento: www.seplan.mt.gov.br.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário