Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 14 de Junho de 2004 às 17:31
Por: Pamela Muramatsu

    Imprimir


Por meio de uma parceria entre a Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) “Ciranda – Música e Cidadania” e diversas empresas privadas, foi inaugurado, nesta segunda-feira (14.06), o Centro de Educação Musical e Artística de Mato Grosso (Cemart). O centro funcionará no prédio da Prosol, no bairro Bandeirantes, em Cuiabá.

Trinta crianças e jovens interessados em aprender a tocar instrumentos musicais terão agora bolsas de estudos e vale transporte para garantir o aprendizado. O Projeto Ciranda dividirá o local com o restaurante comunitário Prato Popular. Foi feita uma divisão do espaço e haverá uma permuta entre os dois projetos. A cada dia, seis alunos poderão almoçar no restaurante e, em troca, toda sexta feira, os alunos que freqüentaram o restaurante naquela semana farão uma apresentação musical para os demais usuários.

Os jovens devem ter idade entre 8 e 18 anos e receberão aulas de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, entre outros instrumentos musicais. Terão também aulas teóricas e reforço-escolar com professores e arte-educadores.

As aulas acontecerão duas vezes por semana. Serão oito professores somente para instrumentos musicais. Outros cinco para disciplinas teóricas. Um para auxiliar os alunos que tenham dificuldades escolares e ainda um monitor. Além disso, todo o material didático, instrumentos e a manutenção dos mesmos serão fornecidos pelo programa.

Apoiado pelo Governo do Estado, por meio das secretarias de Trabalho, Emprego e Cidadania e de Cultura, o Centro de Educação Musical e Artística terá ainda salas de estudos, audição, além de biblioteca e ambientes para o convívio. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A disponibilização do local para instalação do centro e a reforma do mesmo foi viabilizado pelo Governo.

Para participar os interessados devem estar matriculados em escolas da rede pública de ensino. De acordo com o coordenador do Projeto Ciranda, Leandro Carvalho, o projeto conta com uma série de parcerias institucionais para poder existir. Entre elas a Setec, que cedeu, através da Prosol, toda a estrutura física necessária para realização das atividades. “Somos imensamente gratos ao empenho do atual Governo, que vem trabalhando em parceria com produtores sérios e realmente fazendo a diferença no estado”, disse o presidente da OSCIP.

As inscrições já estão abertas a partir desta segunda-feira (14) e vão até 23 de julho. Poderão ser realizadas no local ou através do website www.projetociranda.org.br. Só serão aceitas inscrições de crianças e adolescentes entre 8 e 18 anos regularmente matriculados em algum colégio da rede pública de ensino. A seleção dos bolsistas será realizada por professores e arte educadores do Projeto Ciranda. As aulas terão inicio dia 3 de agosto.

Também são parceiros do projeto a Rede Nacional de Mobilização Social (COEP/MT) e de Furnas Centrais Elétricas, Vivo, Rede Cemat, Mitsubish Motors, Sinduscon/MT, Unisul & Associados, Mix Comunicação, Grupo Caseli, Supermercados Modelo e Mutum Agropecuária.

Segundo a secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi, o projeto usa a música como instrumento de integração dos jovens na sociedade como cidadãos plenos e conscientes dos seus direitos e deveres. “Esta parceria possibilitará educação musical e artística para crianças e adolescentes, preferencialmente de baixa renda, e em situação de risco, afastando-os do crime, das drogas e da violência”, frisou a secretária que reforçou o fato de que os jovens devem estar estudando para poder participar do projeto.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/380576/visualizar/