A negociação com a montadora durou 15 meses. O secretário estadual de Desenvolvimento de Santa Catarina, Paulo Bornhausen, disse que, "diante do universo de benefícios e de subvenções dadas a empresas que se instalam no Brasil, esta é a mais justa com os contribuintes e com a empresa".
Mesmo assim, as condições para a BMW não são das piores. Os cerca de R$ 200 milhões serão financiados pelo Badesc. A BMW se compromete em devolver o valor em forma de impostos que deveriam ser pagos de qualquer forma nos próximos oito anos.
Bornhausen afirma que, mesmo assim, este é um bom negócio para Santa Catarina se comparado com a política de incentivos adotada por outros estados brasileiros. "Eu diria que montamos uma operação de ganha-ganha: uma operação equilibrada, na qual o estado vai buscar o financiamento no seu banco de fomento para que a empresa possa se instalar", frisou Bornhausen em entrevista à DW Brasil.
Mesmo com o início da fabricação de veículos em Santa Catarina, é provável que a montadora alemã ainda mantenha as importações de alguns modelos para o Brasil. Mas, em vez dos veículos desembarcarem pelos portos do estado de São Paulo, com o acordo eles vão chegar ao Brasil pelos portos localizados em Santa Catarina, gerando receitas para o estado sulista.
De acordo com o site do Governo do Estado de Santa Catarina, os veículos da BMW produzidos no estado deverão ser entre 15% e 40% mais baratos do que os importados, em função das reduções no Imposto sobre o Produto Industrializado (IPI) e de cotas diferenciadas que serão oferecidas aos importadores.
Primeira montadora em SC
Santa Catarina era o único estado da Região Sul que ainda não tinha uma montadora, mas já possui um pólo de empresas fornecedoras de peças automotivas. "Eu diria que a BMW veio ao encontro dessas qualidades", frisou Bornhausen.
A montadora deverá investir mais de 200 milhões de euros para construir a fábrica na cidade de Araquari, na região de Joinville. Quando estiver em funcionamento, a montadora deverá gerar cerca de 1.500 empregos.
De acordo com o vice-presidente da montadora alemã, Ian Robertson, a construção da fábrica começará em abril de 2013, e a expectativa é que a unidade entre em funcionamento no final de 2014. "Para o grupo BMW, o Brasil é um mercado com grande potencial, por isso ampliamos o nosso engajamento a longo prazo no país", frisou Robertson.
A produção poderá chegar a 30 mil veículos por ano, dependendo da demanda do mercado. "Esperamos finalizar todas as formalidades e trâmites burocráticos no decorrer das próximas semanas", acrescentou.
O primeiro modelo a ser produzido será o utilitário X1, que tem feito muito sucesso no mercado alemão. A montadora fabrica automóveis e motocicletas em 29 cidades distribuídas em 14 países.
Comentários