Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 14 de Junho de 2004 às 14:06

    Imprimir


Durante um ano, 14 técnicos da Superintendência de Informações da Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral estiveram envolvidos na elaboração da edição 2003 do Anuário Estatístico de Mato Grosso.

O Anuário Estatístico é um produto que permite ao cidadão ter uma visão ampla e confiável dos dados que revelam a realidade do Estado. Contem informações estatísticas dos municípios mato-grossenses, que criam bases confiáveis para a formulação de indicadores destinados a implementação de políticas públicas.

Para esta edição, foram consultadas 138 fontes de informação entre Universidades, Secretarias e Órgãos de Governo, tanto na esfera Estadual quanto Federal, prefeituras municipais, instituições financeiras, institutos, associações, organizações e empresas privadas, entre outras.

As novidades do Anuário 2003 são os mapas temáticos do Estado. Localização geográfica, divisão político-administrativa, micro e meso-regiões, áreas de Planejamento contendo as unidades sócio-econômicas-ecológicas, áreas legalmente protegidas e estações metereológicas.

O superintendente de Informações da Seplan Arthur César de Carvalho, argumenta que o Anuário 2003 foi elaborado com muita dedicação pela equipe de técnicos da Secretaria. "Além dos mapas temáticos, cartogramas e gráficos", esclarece o superintendente. "O cidadão vai poder encontrar informações precisas sobre Mato Grosso, que vão desde questões referentes ao meio ambiente, saúde, saneamento, previdência social, educação, segurança pública e justiça, até dados sobre importação e exportação, energia, indústria regularização fundiária e reforma agrária".

Ainda nessa linha de pensamento, o secretário de Planejamento Yênes Magalhães, acrescenta que "nesse contexto, vimos aumentado o debate acerca da Administração Pública, de modo a torná-la mais eficiente e transparente quanto ao uso dos recursos públicos e mais eficazes, quanto aos resultados de suas ações em termos de prestação de serviços de interesse coletivo".

De acordo com o governador Blairo Maggi "ofercer um Anuário Estatístico que permita ter uma visão de conjunto de dados que expressam a realidade de nosso Estado, é uma contribuição que nosso Governo oferece à sociedade usuária de informações, com a expectativa de que poderemos avançar na direção da obtenção de novos patamares de desenvolvimento com sustentabilidade econômica, social e ambiental, condições necessárias para a promoção de melhorias na qualidade de vida do povo mato-grossense".




Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/380616/visualizar/