Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 11 de Junho de 2004 às 18:29

    Imprimir


O Município de Santo Antônio do Leverger (34 km ao Sul de Cuiabá) comemora no dia 13 deste mês 104 anos de emancipação político-administrativa. Nesse dia, a igreja católica comemora o aniversário de morte de Santo Antônio de Pádua (ele veio a falecer em Arcella, no dia 13 de junho, aos 36 anos de idade), conhecido como "santo casamenteiro". E para comemorar a data , a cidade está preparando, em parceria com o governo do Estado uma grande programação, incluindo a festa religiosa, e o turismo de eventos, a pesca, lazer em sítios, shows musicais.

Com sua economia baseada no tripé- turismo, pesca e agropecuária-, Santo Antônio do Leverger , tem hoje no agroturismo a sua principal atividade econômica. Localizado no Pantanal mato-grossense o município conta ainda com atrativos como praias, cachoeiras, gruta e o maior carnaval do Estado, famoso pelos nomes atípicos de seus blocos.

Com uma agricultura de subsistência, o município encontrou no agroturismo, que é compreendido hoje como uma atividade realizada internamente a um estabelecimento, associada à geração de ocupações complementares às atividades do campo, agregando serviços à produção agrícola e bens materiais existentes, uma das saídas para alavancar sua economia.

Executado por membros da família, com contratação eventual de auxiliares, o agroturismo ajuda a estabilizar a economia local, criando empregos nas atividades ligadas indiretamente a ele, como comércio de mercadorias, serviços auxiliares, construção civil, entre outras, além de abrir oportunidades de negócios diretos, como hospedagem, lazer e recreação.

A conservação ambiental e a multiplicação de espécies de plantas e animais, entre outros, devido à demanda turística, são alguns dos benefícios gerados em torno do meio ambiente no desenvolvimento desta atividade.

Economicamente, pode-se mencionar como exemplo de vantagens associadas ao agroturismo, a possibilidade de agregar valor aos produtos agrícolas do estabelecimento e a instalação de indústrias artesanais, por exemplo para a produção de alimentos regionais típicos.

AÇÃO - Realizado há seis décadas, o carnaval levergense atraiu milhares de visitantes . E são aguardados cerca de 30 mil visitantes para as comemorações dos 104 anos do município.

Mas para receber todo esse contingente de visitantes, os empresários, comerciantes e a própria população teve que começar a se preparar. E a primeira etapa dessa qualificação aconteceu em meados do ano passado, quando a Secretaria de Desenvolvimento do Turismo de MT (Sedtur), em parceria com a prefeitura municipal e Sebrae ofereceu cursos e oficinas de capacitação a guias turísticos, garçons, rede hoteleira, de atendimento ao público, de empreendedorismo e deu orientações a donos de empreendimentos turísticos sobre como se cadastrar na Empresa Brasileira de Turismo (Embratur).

O cadastro na Embratur serve para que esses estabelecimentos façam parte da lista de locais recomendáveis para o turista visitar, hospedar e se alimentar.

"Hoje a população e os empresários têm consciência de que cidade turística não é aquela que vive cheia, e sim aquela que oferece qualidade nos serviços prestados, pois se a pessoa vier uma vez e for mal atendida, por exemplo, ela não volta e ainda faz propaganda negativa do local", informa Quitéria da Costa, secretária municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente.

Santo Antônio está dentro de uma das regiões prioritárias para receber investimentos do governo no próximo ano, e, por meio da Sedtur, o turismo será beneficiado.

"Esse trabalho de conscientização da comunidade para que ela possa estar descobrindo quais são suas prioridades e anseios, vai nos auxiliar, para que possamos implantar ali um programa de governo mais agressivo no tange ao turismo", declara Yêda Marli de Oliveira Assis, Secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo. Ela acrescenta que é importante que o município, juntamente com sua população manifeste seu interesse e suas prioridades para que a Secretaria possa agir dentro dessa demanda.

MIMOSO - A Sedtur está trabalhando ainda um programa para alavancar o ecoturismo em Mimoso, um dos cinco distritos que compõem o município, que inaugurou o Plano Diretor de Mimoso no dia 5 de maio deste ano, o qual visa garantir o desenvolvimento sustentável e melhoria na qualidade de vida para a comunidade local, além de fomentar o turismo no distrito e região.

A ação do governo do Estado na terra natal de uma das mais ilustres personalidades brasileiras, marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, fez com que as obras do Memorial Rondon, local que abrigará um centro cultural, com área para exposições, troca de materiais, além de facilitar o acesso à pesquisadores, fossem retomadas. No local também será construído um jazigo para guardar os restos mortais do marechal Cândido Rondon.

Programação da Festa de Santo Antônio: Dia 12 (Sábado) 8h - Missa dos Festeiros 11h - Almoço 13h - Saída do andor em direção à Capela da Praia do Poço 14h - Missa na Capela da Praia do Poço 15h - Saída da procissão fluvial da Praia do Poço em direção à matriz 17h30 - Chegada da procissão fluvial na Praia de Santo Antonio do Leverger 18h - Chegada da Imagem na Matriz, com queima de fogos. 18h30 -Jantar com comidas típicas, quermesse e exposição de obras de arte. 19h - Apresentação de Grupos Folclóricos 20h - Apresentação cultural 21h - Baile com o Grupo Art`Manha e Banda Stillo Pop Som Dia 13.06 (Domingo) 11h - Almoço 18h - Procissão pelas ruas da cidade, com dramatização do nascimento, vida e morte de "Santo Antônio". 19h - Missa Campal com distribuição do Pão de Santo Antônio 20h - Jantar com comidas típicas e quermesse 21h - Sorteio dos novos festeiros para 2005 21h30 - Baile com a banda Revelação e Sintonia Banda Show




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/380838/visualizar/