Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 09 de Junho de 2004 às 11:51
Por: Aluizio de Azevedo

    Imprimir


A Escola Estadual Vereador Bento Muniz, localizada no município de Tangará da Serra (a 240 km a Médio-Norte de Cuiabá), encontrou uma forma inovadora de atrair a atenção dos alunos para as aulas de matemática. Por meio de um projeto, idealizado pela professora de matemática Sueli Sommer, a direção da escola implantou, desde o início do ano, uma sala ambiente para o ensino da Geometria.

Segundo Sueli, que também é coordenadora do projeto, a disciplina de matemática sempre foi famosa por ser uma das matérias mais difíceis do currículo escolar. Porém, com a instalação da sala ambiente, os alunos que estudam entre a quinta e a oitava série do Ensino Fundamental passaram a ver, no espaço, uma forma “atrativa” de adquirir conhecimento.

É o que pensa Emanuelle Simon, 11 anos, aluna da sétima série. “Fica mais fácil aprender na prática. Até quem não gostava de matemática começou a se interessar pelo conteúdo”, disse ela.

Um dos instrumentos usados pelos estudantes na sala ambiente de Geometria é o Tangram, uma espécie de quebra-cabeça chinês. Construídos pelos próprios alunos, o instrumento é formado por sete peças (cinco triângulos, um quadrado e um paralelogramo), que possibilitam a construção dos mais variados tipos de figuras geométricas.

Sueli Sommer destaca que um dos objetivos do projeto é tornar o ensino da Geometria agradável, eficiente e atrativo. De acordo com ela, a implantação da sala facilitou e qualificou o processo de ensino-aprendizagem, já que os alunos podem realizar descobertas e relacioná-las com a natureza e o mundo real.

“Queríamos encontrar uma forma de despertar a atenção dos alunos para os conteúdos considerados tradicionalmente como chatos. E conseguimos esse objetivo com a instalação de uma sala ambiente e o uso de materiais adequados para o ensino da Geometria”, ressaltou Sueli. Ela ainda acrescentou, que o novo processo possibilitou ao mesmo tempo o uso de novas tecnologias pelos professores; e deu aos alunos a oportunidade de manipular materiais concretos.

Os estudantes têm aula na sala ambiente de Geometria uma vez por semana. Atualmente três materiais básicos estão sendo usados nas aulas. São eles: malhas quadriculadas; o Tangram; e um Geoplano.

Estudo de simetrias e seqüências; aplicação e redução de figuras; identificação de ângulos, idéias de permuta, cumprimento e perímetro de áreas das figuras planas; e o cálculo das fórmulas de figuras geométricas, são os principais conteúdos ensinados na aula que é realizada na sala ambiente de geometria.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário