Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 09 de Junho de 2004 às 10:43

    Imprimir


Está em funcionamento em Sorriso o Centro de Apoio Psicossocial (Cap’s). O CAPS, inaugurado na sexta-feira, significa Centro de Atenção Psicossocial e está voltado a assistir pessoas com problemas de saúde mental, individual e coletiva, como também dependentes químicos. Estiveram presentes além das autoridades locais, a presidente do Poder legislativo Silveth Xavier e os vereadores Wanderley Paulo e Adevanir Pereira da Silva.

O Serviço conta com uma equipe multiprofissional, formada por psicólogo, enfermeiros, auxiliares, assistentes sociais e médico psiquiatra. Segundo informações do Secretário de Saúde e Saneamento de Sorriso Ednilson de Lima Oliveira, os funcionários do CAPs farão não somente o tratamento, mas também a prevenção do uso de drogas e da dependência de álcool.

O prefeito José Domingos Fraga Filho destacou que o Cap’s é uma antiga reivindicação da população e sua inauguração é de extrema importância para o município. “Nós não tínhamos um centro de referência, e os pacientes eram encaminhados para tratamento em outra cidades, isso atrapalhava e encarecia o tratamento”, informou o prefeito. A intenção com o Cap’s explicou o prefeito, é o município possuir um espaço de que possibilite o desenvolvimento da cidadania do portador de sofrimento psíquico. Ainda de acordo com o prefeito José Domingos, o encaminhamento dos pacientes será feito pelos postos de saúde, mas também será aceita a demanda espontânea de pessoas que buscam se livrar da dependência química.

Inicialmente, o centro deve atender cerca de 20 pessoas por mês com tratamento especializado, além das consultas agendadas. Entre os tratamentos estão: o atendimento ambulatorial de psicologia e psiquiatria, individual e atenção grupal, oficinas terapêutica, grupo de familiares, grupo de dependentes químicos, atenção diária a portadores de sofrimento psíquico.

Para a presidente da Câmara de Vereadores Silveth Xavier “o objetivo do programa é resgatar a cidadania e autonomia das pessoas através da reabilitação do atendimento psicossocial, e da inclusão social, buscando desta forma atender de modo integral e articulado o desafio de prevenir, tratar e reabilitar o usuário de álcool e outras drogas”, explicou. “Estamos muito otimistas com este trabalho”, destacou a vereadora. O ingresso do Paciente no Serviço é por meio de encaminhamento (referência), seguido de triagem, como também a verificação da necessidade do cuidado específico ou reencaminhamento.




Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/381271/visualizar/