Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 08 de Junho de 2004 às 16:29
Por: Adriana Hartwig

    Imprimir


De acordo com dados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) o Brasil gasta cerca de R$ 20 bilhões por ano com o pagamento de aposentadoria, indenizações e tratamento médico para trabalhadores com doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.

As lesões por esforços repetitivos (Ler) ocupam o segundo lugar entre as causas de afastamento do trabalho. Com base nessas informações, o deputado estadual Juliano Jorge (PL) apresentou proposta para que o governo insira no calendário oficial o dia 28 de fevereiro para que, em todos os anos, seja lançada nessa data uma Campanha de Prevenção e Conscientização da Ler.

O parlamentar destacou que é preciso haver união entre empresários, trabalhadores e governo para combater os transtornos causados pela doença. “Há que se pensar em termos empresariais e humanos ao implantar um Programa de Prevenção. Dessa forma as instituições envolvidas estarão proporcionando uma melhor qualidade de vida para os seus funcionários e obtendo diminuição no número de casos”, avaliou Juliano.

Um estudo realizado pelo economista José Pastore, da Universidade de São Paulo, demonstrou que a maior incidência da doença ocorre na faixa etária que vai de 30 a 40 anos. Entre as categorias mais atingidas, segundo as estatísticas, estão os bancários, jornalistas, secretários e os operadores de telemarketing e linha de montagem. A Ler gera um custo para as empresas de R$ 12,5 bilhões por ano com encargos sociais e pagamento de trabalhador temporário.

Segundo Juliano Jorge é preciso prevenir para evitar que o trabalhador torne-se um lesionado. “As empresas economizarão, o trabalhador terá melhor qualidade de vida e o INSS não terá mais o mesmo número de pessoas que possui atualmente em auxílio-previdenciário”, explicou o parlamentar.




Fonte: Assessoria De Gabinete

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/381321/visualizar/