Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 08 de Junho de 2004 às 08:17
Por: Carolina Miranda

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (Ses),deu início ontem (07.04),ao treinamento para capacitação de servidores da saúde para realizar o trabalho dos Doutores Cidadãos nos principais hospitais do Estado.

A primeira etapa do treinamento que terá duração de três dias consiste em debater com os servidores as formas de atuação dos Doutores Cidadãos nos hospitais, introdução ao conceito de amenização hospitalar e acolhimento, entre outros.

Neste primeiro dia da capacitação os técnicos da saúde assistiram ao filme “O Amor é Contagioso” sobre o trabalho a ser realizado e depois finalizaram com uma dinâmica de grupo no Parque Mãe Bonifácia.

Quarta-feira o grupo fará uma visita aos hospitais para colocar em prática as teorias aplicadas. “Este é um momento para que possamos trocar experiências e adquirir novos conhecimentos”, afirmou a coordenadora da Qualidade de Vida do Trabalhador da Ses, Zuleide Klein.

O curso capacitará 10 servidores com objetivo de levar doses de "preciosos remédios" como alegria, motivação e informação aos pacientes que estão internados em hospitais públicos e conveniados ao Sus (Sistema Único de Saúde).

De acordo com os responsáveis pelo projeto, Roberto Ravagnari, mas conhecido como Dr. Ispaguetti Saracura e o Dr. Raviolli Bem-te-vi (Felipe Mello) a idéia deste trabalho é formar os técnicos da saúde como “Amenizadores Hospitalares”, levando uma palavra de conforto, e promovendo o exercício da cidadania.

Como se trata de um projeto piloto, os primeiros hospitais a serem visitados são: Hospital Geral, Hospital do Câncer, Hospital Julio Muller e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá e Várzea Grande. “Nosso objetivo é iniciar este trabalho de humanização do ambiente hospitalar em Cuiabá, posteriormente expandiremos para os Hospitais Regionais, no interior do Estado”, disse o secretário de Saúde, Marcos Henrique Machado.

A intenção da Ses é treinar um grupo de servidores da Saúde para atuarem em todo o Estado, sensibilizando os profissionais da área de saúde e toda a população da importância deste trabalho para acelerar a recuperação das pessoas que estão internadas. Paralelo ao trabalho de humanização, os Doutores Cidadãos buscam promover campanhas preventivas e educativas, esclarecendo de que o melhor remédio é a prevenção.

Os Doutores Cidadãos foi criado em 1986, no Estado de São Paulo, pelo administrador de empresas Roberto Ravagnari, mas conhecido como Dr. Ispaguetti Saracura. Em 2002, uniu-se ao Dr. Ispaguetti, o Dr. Raviolli Bem-te-vi (Felipe Mello). Atualmente o grupo possui cerca de 80 voluntários que desenvolvem este trabalho nos principais hospitais públicos, privados e filantrópicos de São Paulo.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/381402/visualizar/