Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 07 de Junho de 2004 às 18:11
Por: Antônio de Souza

    Imprimir


Santa Rita do Trivelato, MT – Situada a 445 km ao Norte de Cuiabá, a cidade de Santa Rita do Trivelato foi sede, no domingo (06.06), da segunda etapa do 1º Campeonato Estadual de Pesca, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur). O evento tem o apoio do Ministério do Turismo e conta com as parcerias da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema), Ibama e Prefeituras.

O campeonato, que começou no dia 18 de abril, na cidade de Barra do Bugres (168 km a Médio-Norte da Capital), vai até o dia 19 de setembro, com a etapa final, em Pontes e Lacerda (491 km a Oeste de Cuiabá). Em Trivelato, 20 equipes participaram da disputa de domingo, representando a sede do Município e as cidades vizinhas de Nova Mutum, Sorriso, Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Ubiratan e Boa Esperança do Norte.

A largada aconteceu às 8h, do Salto do Magessi, no rio Teles Pires, numa Área de Proteção Ambiental (Apa), a 30 km do centro de Santa Rita do Trivelato. A abertura aconteceu com a presença do prefeito municipal, Ilson Matshinska, do deputado federal Pedro Henry (PP) e de outras autoridades. O parlamentar é o autor de uma emenda que resultou na liberação de verbas para a realização do campeonato.

O prefeito destacou a iniciativa da Sedtur, lembrando que o Governo Blairo Maggi tem dispensado uma atenção especial a Santa Rita do Trivelato, na medida em que o Estado é parceiro do Município, por exemplo, na construção de casas populares (são 50 unidades, dentro do Programa Habitacional “Meu Lar”, e outras 20, pelo Projeto Bolsa de Material de Construção), na recuperação de maquinários da Prefeitura (Programa Pró-Reforma) e na pavimentação de 114 km da MT-235, conhecida como Rodovia da Produção e que liga Santa Rita do Trivelato a Nova Mutum, na BR-163.

Ao final do evento, por volta de 17h, a comissão organizadora anunciou o seguinte resultado: 1º lugar – Equipe Line Center, de Nova Mutum, que recebeu como prêmio uma moto e 100 pontos para contagem no decorrer da disputa estadual; 2º lugar – Equipe Matrinchã, de Santa Rita do Trivelato, um motor para barco e 90 pontos; e 3º lugar – Equipe Beira-Rio, de Nova Mutum, um barco e 80 pontos.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL - Muito mais do que uma competição reunindo pescadores amadores e profissionais, tanto de Mato Grosso como de outros Estados, o torneio é uma oportunidade que o Governo tem para incentivar a prática de pesca esportiva, motivando o turismo interno e integrando os Municípios, assim como para difundir noções básicas de educação ambiental.

“Apesar de ainda estamos no começo – o torneio é dividido em 16 etapas -, já podemos considerar que estamos alcançando o nosso objetivo de integração e promoção do turismo interno”, disse a secretária estadual de Turismo, Yeda Marli de Assis. Ele lembrou que Mato Grosso tem um enorme potencial para a pesca, notadamente em função de uma particularidade bastante singular: a presença, em seu território, das principais bacias hidrográficas do País, a do Prata e a Amazônica, que dispõem de uma rica fauna ictiológica.

Foi justamente com o fim de consolidar a pesca esportiva no Estado como atividade econômica geradora de receita, renda e emprego, atraindo pescadores do Brasil e do Mundo, segundo a secretária de Turismo, que a Sedtur criou o 1º Campeonato de Pesca de Mato Grosso. Esse circuito reúne os Municípios que se tornaram notórios justamente pela realização de eventos de pesca. “Além de promover a integração entre os Municípios, o evento vai fomentar o turismo interno e ainda possibilitar ao pescador esportivo a conquista do título de Campeão do Estado, aliando o prazer da pesca ao esforço de preservar nossas riquezas naturais”, observou Yeda Marli.

Uma novidade adotada e que serve como indutor da preservação ambiental, conforme a secretária, é a decisão de se pescar e soltar o peixe, ao contrário do que costuma ocorrer em eventos desta natureza. Para ela, pescar e soltar o peixe é “uma maneira inteligente de se divertir, respeitando e garantindo o equilíbrio natural e a perpetuação da espécie”.

Segundo o chefe de Fiscalização da Fema, Lairson Vieira, na medida em que os participantes do torneio respeitam o regulamento, registra-se uma ampla conscientização em matéria de preservação ambiental. “O maior exemplo é a decisão de se pescar e soltar o peixe, depois da medição. A cada festival, felizmente, notamos que os pescadores estão educados para a preservação ambiental. E esse exemplo serve para todos aqueles que vão para a beira do rio, em busca de simples lazer”, afirmou o fiscal da Fema.

A terceira etapa do Campeonato Estadual de Pesca será realizada no dia 27 de junho, em Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá), também no Rio Teles Pires. As demais etapas serão realizadas em Sorriso, Luciara, Castanheira, Nova Xavantina, Barra do Garças, Brasnorte, São José do Rio Claro, Sapezal, Porto Esperidião, Juína, Paranaíta, Vila Bela da Santíssima Trindade e Pontes e Lacerda.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/381411/visualizar/