Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 07 de Junho de 2004 às 17:45

    Imprimir


A apresentação do novo sistema de estacionamento regulamentado "Cidade Verde Flex Park" será na próxima quarta-feira (09), às 8h, no Hotel Eldorado, durante um café da manhã para a imprensa e autoridades. Durante o lançamento, a equipe da empresa vai fazer demonstrações dos equipamentos.

O estacionamento nas ruas centrais de Cuiabá será controlado por um sistema de parquímetros eletrônicos, o estacionamento "Cidade Verde Flex Park", que substitui o antigo "Arco Íris", porém com algumas diferenças. A primeira é que o valor pago é proporcional ao tempo. Ou seja, quem estacionar por 10 ou 15 minutos não vai pagar o mesmo valor de quem deixar o carro na vaga por uma hora. A outra diferença é que o sistema de cobrança é todo eletrônico. O usuário adquire um chaveiro que é abastecido com créditos que vão sendo debitados na medida em que o estacionamento é utilizado, e o chaveiro pode ser reabastecido nos postos autorizados.

Uma das principais justificativas para a implantação dos parquímetros é a dificuldade para encontrar vagas de estacionamento no centro de Cuiabá, o que atrapalha o comércio e gera desorganização no trânsito.

O secretário municipal de Trânsito e Transporte Urbano, Josué de Souza, aponta o parquímetro como uma solução mais justa do que a encontrada com o projeto anterior, Arco-Ìris, encerrado após o vencimento do contrato com a empresa responsável. Com o novo sistema, o usuário paga somente pelo tempo utilizado. Assim, a tendência será que ele resolva o que precisa no centro até com mais agilidade, estimulando a rotatividade das vagas.

Instlação

A instalação dos parquímetros começa já na próxima semana. A Flex Park é responsável pela sinalização vertical e horizontal de todos os locais onde o sistema será implantando, delimitando as vagas regulares, vagas para portadores de deficiência, local onde o estacionamento é proibido e pontos de estacionamento rápido como a proximidade de farmácias. Serão instalados 865 parquímetros, totalizando 1730 vagas, pois cada um controla duas vagas. O equipamento é nacional e seu manuseio é fácil.

Funcionamento

O estacionamento "Cidade Verde FlexPark" começará a funcionar nos próximos dois meses, em caráter educativo, com instrutores para orientar os usuários. Após esse período, haverá mais 30 dias para esclarecimento da população. Passadas as fases de esclarecimento, o usuário que estacionar e deixar de acionar o parquímetro estará sujeito à notificação e multa.

Custo

O valor cobrado será de R$1,50 por hora. A vantagem do sistema é que o usuário paga unicamente pelo período que utilizar. Se ficar estacionado durante 10 minutos, serão descontados apenas 10 créditos do seu chaveiro, o que equivale a 25 centavos. Nos modelos tradicionais de controle de estacionamento, o usuário paga por uma hora, mesmo que saia bem antes.

Como funciona

A utilização é simples: ao estacionar o automóvel, o usuário deve conectar seu chaveiro ao parquímetro, do lado correspondente à sua vaga. Em três segundos, o visor do aparelho vai mostrar o saldo de créditos existente no chaveiro. Bastará ao usuário programar o tempo que deseja, por exemplo, 120 minutos e retirar o chaveiro. Ao retornar ao veículo, é necessário conectar novamente o chaveiro ao parquímetro, pois, caso o tempo utilizado tenha sido menor, os créditos são devolvidos.




Fonte: Ultima Noticia

Comentários

Deixe seu Comentário