Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 04 de Junho de 2004 às 08:05

    Imprimir


O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE) recebeu na tarde desta quinta-feira, 03, a visita de 40 alunos do 1º ano de Ensino Médio do Colégio Expressão. Esta é a primeira edição do TCEstudantil, da gestão do presidente Ary Leite de Campos, denominada "Foco em Resultados".

Os alunos foram recepcionados pelos integrantes do Coral do TCE e receberam explicações do regente Renato Maçal, sobre a importância dessa atividade para os funcionários do Tribunal. Os estudantes tiveram também a oportunidade de assistir a uma apresentação do Coral, com músicas regionais.

Na seqüência a líder da 4ª Inspetoria, Clarismar Negrisolli, ministrou uma palestra sobre o que é o Tribunal, como ele é composto, qual sua missão, a área de atuação e os produtos e competência do TCE, enquanto órgão fiscalizador. Coube ao diretor Geral do TCE, Marcelo Bianchini, dar início a visita pelos departamentos da Casa. "Temos a satisfação de receber esses alunos, para que conheçam e tirem dúvidas sobre esta Corte de Contas", disse Marcelo.

A gabinete da Presidência foi uma das salas visitadas, no qual o grupo foi recepcionado pelo presidente Ary Leite, que ressaltou as atividades realizadas por ele. Ele destacou a importância da visita e cumprimentou a todos pelo interesse em conhecer o trabalho da Casa. "Este projeto é importante, pois visa ensinar aos estudantes o porquê de preservar o bem público, uma vez que eles aprendem aqui, que os recursos usados pelos órgãos públicos provêm do povo", disse. "Também é uma forma de divulgar as ações do Tribunal e mostrar que estamos abertos a toda sociedade".

Dando seqüência a programação, os estudantes visitaram uma Inspetoria, o plenário e os departamentos de Expediente e de Informática. Nestes locais, os alunos tiraram dúvidas sobre a atuação do TCE com os próprios fuincionários do setores.

Satisfeito com a visita o aluno Jason Trajano de Oliveira, contou que não sabia da importância do Tribunal. "A visão sobre esta Casa era de que mesma era somente mais um órgão do Estado, agora sabemos da sua grande importância para a sociedade", comentou Jason.

Depois de colher informações sobre o Tribunal, os alunos participaram de uma dinâmica coordenada pela psicóloga do TCE, Patrícia Mara. "É uma finalização da visita, um momento de reflexão sobre tudo o que aprenderam e saber se eles realmente entenderam o papel do Tribunal", disse Patrícia.

A professora do Colégio Expressão, Ellen de Lourdes, que acompanhou os alunos, aprovou a idéia de visitar o TCE, por meio do projeto TCEstudantil e disse que os alunos foram bem informados sobre a Casa. "Acolhemos esta oportunidade e ficamos satisfeitos com o que aprendemos, na escola iremos aplicar os conhecimentos em todas as matérias", disse Ellen.

No encerramento, os estudantes receberam um certificado por participar das palestras. Esta é a primeira vez que o projeto TCE Estudantil recebe a visita de uma escola particular. No ano passado o projeto recebeu a visita de oito escolas estaduais. O TCEstudantil - idealizado em 2001, durante a gestão do conselheiro Ubiratan Spinelli - consiste em visitas didáticas de escolas públicas e privadas à instituição, sob a coordenação da equipe da Escola de Contas "Conselheiro Oscar da Costa Ribeiro".




Fonte: Assessoria/TCE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/381715/visualizar/