Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 03 de Junho de 2004 às 09:26
Por: Marcia Raquel

    Imprimir


O resultado extra-oficial da consulta informal para a sucessão da reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) reconduz o atual reitor, professor Paulo Speller, ao cargo. Representante da chapa um, Speller, de acordo com a última parcial divulgada, contava com 5.404 votos contra 1.733 da chapa dois, encabeçada pelo professor Lucirdes Ferreira. O resultado oficial e os dados por segmento só poderão ser divulgados após decisão judicial, uma vez que o processo está sub-judice em função de uma ação ordinária com pedido de tutela antecipada movida pelo professor João Resende, que discorda da paridade do voto de alunos, docentes e técnicos.

De acordo com a representante da Adufmat, na comissão eleitoral, professora Liliane Capilé, a advogada da comissão entrou com agravo e somente depois do resultado poderão ser divulgados os dados oficiais conforme a proporcionalidade de cada segmento.

Porém, o professor Paulo Speller comemora a vitória nas urnas. “Qualquer que seja o critério aplicado, paritário, universal ou 70/30, não vai alterar o resultado”, considerou ao observar que o processo de consulta foi tranqüilo. Speller afirmou que o maior desafio da nova gestão será recuperar o apoio do governo Federal. “Nós mobilizamos o governo do Estado, entidades e a sociedade organizada, agora precisamos que o governo Federal retome a responsabilidade sobre a universidade”, alertou.

O resultado da consulta informal, realizada pela comissão representativa das entidades (CRE), será encaminhado ao colégio eleitoral, composto pelo Conselho Diretor, Conselho Universitário (Consuni) e pelo Conselho de Ensino e Pesquisa (Consepe), para apreciação. É do colégio eleitoral, segundo a lei n.º 5540/68, com redação dada pela lei n.º9.192/95, a competência para realizar a eleição oficial para reitor e encaminhar uma lista tríplice para a Presidência da República, que fará a nomeação.

Até o final da tarde de ontem o resultado de 10 urnas do interior ainda não tinha sido divulgado. Do total apurado, correspondente a 61 urnas, a chapa 1 obteve 5.404 votos e a chapa 2, 1.733. Foram registrados ainda 196 votos brancos, 245 nulos e 12.967 abstenções.

Os dois candidatos tiveram a maioria dos votos nas suas unidades de origem. No Instituto de Educação e no Instituto de Linguagens, a chapa um obteve 811 votos e a chapa dois contou com 95. Na Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (Famev), a chapa dois totalizou 464 votos e a chapa um teve 185.




Fonte: Da Repitagem

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/381852/visualizar/