Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 02 de Junho de 2004 às 13:45
Por: Denise Madueño

    Imprimir


Brasília - O deputado Virgílio Guimarães (PT-MG) apresentou uma proposta para recomposição do valor do salário mínimo, resultante de estudo realizado por encomenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O modelo já foi apresentado ao presidente mas, segundo Guimarães, o governo não tem compromisso com este estudo. A proposta propõe a criação de um novo salário mínimo, incorporando o valor do salário-família.

Esse salário variaria de acordo com a região do País e com o número de dependentes do trabalhador. Manteria, porém, um salário mínimo básico para quem não tem dependentes. O estudo do deputado propõe ainda a transferência, para as empresas, do pagamento do salário-família, hoje feito pela Previdência Social. Guimarães disse que isso não vai representar aumento de carga tributária. "Vamos equalizar, redistribuir salário", afirmou. "Se quisermos aumentar o salário mínimo, estaremos falando de uma folha mais pesada".

Mínimo de R$ 268,00 em novembro

Segundo o deputado, o dispêndio empresarial será pré-definido. Ele disse que, com sua proposta, a renda real do salário mínimo de quem tem até três dependentes dobraria até 2006, final do governo Lula. Virgílio Guimarães disse também que, com a implantação do que chama de "salário mínimo modulado", que é um salário mínimo básico mais salário-família, haveria condições de reajustes semestrais. Ele, no entanto, descartou um novo reajuste para o salário mínimo ainda em 2004. Pelos cálculos feitos por Guimarães na elaboração de sua proposta, em novembro o salário mínimo seria de R$ 268,00.




Fonte: Estadão.com

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/381924/visualizar/