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Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 02 de Junho de 2004 às 09:32
Por: Soraia Ferreira

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Com uma ação inovadora, a Escola Estadual “Daniel Martins Moura”, localizada no município de Rondonópolis (a 218km de Cuiabá) está melhorando a qualidade do ensino. Trata-se do projeto Avaliação Institucional, que tem como objetivo identificar a situação atual da escola, levantando possíveis dificuldades pedagógicas e administrativas.

De acordo com a diretora da escola, Dulcinéia Bernardelli de Souza, o comprometimento com a qualidade da educação e, sobretudo, com os alunos foi o que impulsionou a coordenação da escola a desenvolver o projeto. “Nosso maior objetivo é melhorar o sistema educacional e conseqüentemente reduzir a evasão, a repetência e fazer a inclusão social”, ressalta.

Dulcinéia explica que, para isso, dois métodos estão sendo utilizados, são eles: a pesquisa informal e a distribuição de fichas de avaliação semestral para servidores. A finalidade da pesquisa informal é detectar falhas no comportamento dos alunos, na participação da família e da comunidade no ambiente escolar e na merenda escolar, entre outras.

Já com as fichas individuais o objetivo é fazer uma auto-avaliação, sendo que cada professor, gestor, coordenador, técnico administrativo e apoio - cada segmento com fichas específicas - pontua as falhas e acrescenta sugestões de melhora.

A diretora observa que as perguntas que constam no questionário levam os servidores a refletirem sobre seu comportamento diante do trabalho. “Você cumpre os horários de entrada e saída? Preocupa-se em reduzir o índice de evasão escolar? Colabora com a função educativa da escola? São alguns dos questionamentos das fichas, que colocam o profissional a repensar sua postura no ambiente escolar”, relata.

Segundo a diretora, no início da aplicação da avaliação houve uma restrição por parte de alguns profissionais, mas a partir do momento que eles perceberam a verdadeira intenção, que é a melhora da qualidade da educação e não a de punição ou fiscalização, aceitaram e participaram ativamente. “Queremos buscar com clareza os erros para em seguida buscar soluções. Para isso, vamos precisar da colaboração de todos os funcionários” enfatiza.

O projeto “Avaliação Institucional” foi incorporado ao projeto Pedagógico da escola e, é uma ação do Plano de Desenvolvimento Escolar (PDE). A sua aplicação será desenvolvida durante os anos letivos de 2004 e 2005.




Fonte: Secom - MT

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