Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 31 de Maio de 2004 às 11:10

    Imprimir


A promotora do Tribunal Penal para a ex-Iugoslávia (TPII), Carla del Ponte, iniciou hoje, segunda-feira, uma visita de quatro dias à Bósnia, durante a qual se reunirá com as autoridades nacionais e representantes internacionais no país balcânico. Del Ponte começou sua visita em Banja Luka, sede administrativa do ente autônomo servo-bósnio, onde se reunirá com o presidente da entidade, Dragan Cavic, o vice-presidente Ivan Tomljenovic, membros do governo e uma delegação da associação de antigos prisioneiros da guerra.

Para esta tarde está anunciada sua chegada a Sarajevo e reuniões com representantes de duas associações de vítimas da guerra.

Nos próximos dias Del Ponte se reunirá na capital bósnia com o comandante da força Sfor da Otan, Virgil Packett, e outros representantes internacionais, e com os membros da presidência tripartidária da Bósnia e do governo.

Durante sua estada no país, a promotora também visitará as cidades de Bugojno (centro) e Mostar (sul) e o antigo território muçulmano de Srebrenica (este), no qual se considera que cerca de 7.000 muçulmanos foram assassinados em julho de 1995 pelas tropas servo-bósnias.

Pelo genocídio em Srebrenica e outros crimes cometidos durante a guerra civil bósnia (1992-1995), o TPII acusou, entre outros, os antigos líderes político e militar servo-bósnios Radovan Karadzic e Ratko Mladic, respectivamente, que se encontram em paradeiro desconhecido desde 1996.

A plena cooperação com o TPII, que supõe também a captura de Karadzic e Mladic, é a principal condição para a aproximação da Bósnia à União Européia e à Otan.

A promotora concluirá sua visita à Bósnia no próximo 3 de junho, com uma reunião com o primeiro-ministro do ente autônomo muçulmano-croata, Ahmet Hadzipasic, depois da qual




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/382198/visualizar/