Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 28 de Maio de 2004 às 19:59
Por: Ana Assumpção

    Imprimir


Acontece na sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc),uma exposição de fotos com o tema “Cuiabá no Coração da América”. A exposição itinerante vai percorrer as Secretarias do Estado e, posteriormente, ficará permanente no acervo do Arquivo Público de Mato Grosso.

A exposição iconográfica reúne fotos dos principais pontos da capital, mostrando desde sua fundação até a degradação do rio Cuiabá. É evidente o contraste entre o antes e o depois, como por exemplo, a Praça Alencastro, em 1.810, praticamente vazia e rodeada por palmeiras, que foram trazidas da Ásia. A fotografia atual mostra um local com poucas palmeiras e a correria do centro urbano.

"No período colonial, quando foram trazidas as mudas de palmeiras para Cuiabá, a intenção era acompanhar a 'modernidade do Rio de Janeiro'. Já nas fotografias da década de 70 podemos observar que quase já não temos mais palmeiras. Elas foram cortadas porque, já nesta época, consideraram que as palmeiras não mais simbolizavam a modernidade", disse a historiadora Suelme Evangelista .

Segundo a coordenadora da exposição, Jacy Moreira Batessuto, dessa forma é possível resgatar a memória da cidade. “Os visitantes se interessam sobre a história de Cuiabá, observando como a modernidade modificou o nosso cenário”, destacou.

Ao todo, são 40 fotografias e textos explicativos, resultantes da pesquisa do mestre em História, Suelme Evangelista, e da historiadora Giselle de Almeida Costa. “Os afazeres e a pressa impedem as pessoas de 'olharem' a cidade. A exposição é um convite ao 're-olhar' as transformações que aconteceram e imaginar como será daqui alguns anos essas mesmas paisagens”, finalizou Suelme.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/382351/visualizar/