Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 28 de Maio de 2004 às 17:24
Por: Lourival Sant'ana

    Imprimir


Tóquio - A palestra feita hoje pelo ministro da Fazenda, Antonio Palocci, a cerca de 130 investidores e acadêmicos japoneses, na sede do Banco do Japão, causou boa impressão aos participantes ouvidos pelo Estado. “Foi muito bom”, disse o vice-diretor de Estratégia de Indústria no Exterior da Prefeitura de Gifu, Suyama Kenji. “Com a eleição de Lula, houve muito receio de que ele quisesse aumentar os salários e os gastos públicos”. Segundo ele, “a economia está melhorando muito e a comunidade financeira internacional reconhece isso.”

Para o reitor da Faculdade de Estudos Estrangeiros da Universidade Sophia, Kotaro Horisaka, especialista em Brasil, “há muito o que melhorar", mas os esforços do governo estão dando resultado "Pensando nos últimos cinco anos, podemos ficar otimistas. Os juros ainda estão num patamar muito alto, mas é preciso valorizar o esforço do governo, em reduzi-los de 27% para 16,5%”, disse.

Na opinião do conselheiro corporativo da Mitsubishi, Takuma Hatano, o governo deve intensificar as reformas já feitas. “Sem estabilidade não se pode fazer nada, mas, além disso, o Brasil precisa reestruturar sua economia, com uma reforma tributária e previdenciária”, disse. “Até aqui, o Banco Central do Brasil tem feito um bom trabalho, mas é preciso reativar o investimento, não só privado, mas também do governo, em infra-estrutura”. Ele defendeu maior abertura da economia brasileira e elogiou o presidente Lula. “O País precisa se abrir e tornar-se uma economia orientada para a exportação. Lula, como ex-sindicalista, é a pessoa certa para fazer isso."




Fonte: Estadão/Enviado Especial

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/382392/visualizar/