Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 28 de Maio de 2004 às 13:07

    Imprimir


Cuiabá será palco de mais um ato importante na história política do país. Na próxima segunda-feira, 31 de maio, às 18h 30, no Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso, os parlamentares participam do lançamento do novo partido de esquerda socialista e democrático. Antes disso, às 9 h, eles participam de um debate com a comunidade acadêmica, no campus da UFMT, sobre a reforma universitária e o governo Lula.

A senadora Heloísa Helena é uma das coordenadoras da frente parlamentar em defesa da Universidade Pública. Desde que foram expulsos do PT, no dia 14 de dezembro de 2003, por manterem a coerência com os princípios que norteavam a agremiação, os quatro parlamentares estão empenhados na construção do novo partido em várias capitais do país, por meio do Movimento Esquerda Socialista e Democrática. Os atos políticos consistem em plenárias para ouvir propostas e idéias que serão utilizadas na elaboração do regimento da nova legenda.

Até o final deste mês, o grupo de parlamentares realizará fóruns por todo o páis para discutir o programa do novo partido. Os atos já feitos em 18 capitais: Rio de Janeiro, Goiânia, São Paulo, Belém, Porto Alegre, Florianópolis, Fortaleza, Curitiba, Aracaju, Maceió, Belo Horizonte, Recife, Teresina, Natal, João Pessoa e São Luis, Salvador e Manaus.

A nome da nova sigla ainda não foi definido. A consulta pela Internet, por meio do site www.socialismo.org.br, terminou. Na apuração parcial, o nome Partido Socialista (PS) saiu na frente, com 35% da preferência dos internautas, seguido de PSOL (Partido do Socialismo e da Liberdade), que teve 19% dos votos. A votação pela Internet, em caráter consultivo, não é definitiva, pois a Comissão Executiva do novo partido submeterá a decisão aos participantes do encontro nacional.

O primeiro encontro nacional do novo partido vai ocorrer em Brasília, nos dias 5 e 6 de junho no Minas-Brasília Tênis Clube. Heloisa Helena já foi anunciada como pré-candidata pelo novo partido à presidência em 2006.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/382429/visualizar/