Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 27 de Maio de 2004 às 17:23
Por: Maria Barbant

    Imprimir


O secretário-adjunto de Segurança Pública, coronel Orestes Teodoro de Oliveira, e o coordenador de Polícia Comunitária da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), major Wilson Batista, empossam nesta quinta-feira (27.05), aos integrantes dos Conselhos Comunitários das regiões da Vila Operária e Vila Salmen, em Rondonópolis, bairros atendidos pela polícia comunitária. A solenidade está acontecendo neste momento

A Companhia de Polícia Comunitária da Vila Salmen, a segunda a ser inaugurada na cidade, no ano passado - comandada a partir desta sexta-feira (28.05) pelo capitão Odair Pereira de Moura - atende a 34 bairros do setor oeste da cidade, uma população de aproximadamente 30 mil habitantes. O Conselho Comunitário da região será presidido por Francisco Costa de Souza. Na Região da Vila Operária, a Policia Comunitária, comandada pelo capitão Ademar Correia de Castro, atende a cerca de 50 mil habitantes, em 60 bairros. O Conselho Comunitário da região, já em atividade ha três anos, será presidido por João Aurélio de Moraes.



CONSEG - O Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg), formado por representantes da comunidade e policiais, tem como objetivo mobilizar e congregar forças para a discussão e solução de problemas locais de segurança pública, melhorando a qualidade de vida da população. Os Conselhos atuam na área do Município ou nas regiões das Companhias Comunitárias.

Entre as funções do Conseg - que é o elo de ligação entre a comunidade e os organismos de Segurança Pública, e o fórum ideal para onde devem ser encaminhadas as queixas e reivindicações da comunidade - estão a indicação das prioridades e necessidades de segurança dentro da comunidade.

A idéia é que a partir da discussão dessas questões, em conjunto com as Polícias Militar e Civil, possam ser planejados e implementados ações e programas como campanhas de combate às drogas, prostituição infantil, alcoolismo, campanhas com jovens em situações de risco, entre outras.

“Precisamos envolver o cidadão no contexto de Segurança Pública. A participação comunitária nesse processo de democratização é de suma importância”, salientou o secretário adjunto de Segurança Pública.

Hoje, em todo o Estado, estão constituídos 11 Conselhos Comunitários de Segurança Pública e, em funcionamento, 12 Companhias de Policia Comunitária. Na Grande Cuiabá estão implantadas e em funcionamento nove (09) Companhias nos bairros do Moinho, São João Del Rei, Santa Isabel, Pedregal, Três Barras, Pedra 90 e Planalto, e em Várzea Grande, nos bairros Parque do Lago e Jardim Imperial.

Os próximos Conselhos Comunitários a tomarem posse serão dos bairros Planalto e Jardim Imperial, em Várzea Grande, no mês de julho. Também serão inauguradas nos próximos meses as sedes das Policias Comunitárias dos bairros São Matheus, em Cuiabá e, já em fase de construção, as do Jardim Vitória, Araés e Ribeirão do Lipa.

RESULTADOS POSITIVOS – De acordo com o capitão Ademar Correia da Costa, comandante da Cia de Policiamento Comunitário da Vila Operária, em Rondonópolis, o trabalho de parceria entre a comunidade e as polícias civil e militar já trouxe muitos resultados positivos para a comunidade. “No bairro esse trabalho vem sendo desenvolvido há três anos, com vários projetos sociais atendendo a todo a comunidade”.

Na Vila Operária, região considerada violenta até a implantação da Companhia, com a aproximação da comunidade e polícias, já se conseguiu reduzir o índice de criminalidade na faixa de 70 a 80%.

Entre as ações desenvolvidas na região, uma das mais positivas é o patrulhamento escolar. No último mês, com o trabalho dos 32 homens que integram o efetivo (entre administrativos, Ronda Escolar e patrulhamento), a Companhia recuperou 15 veículos roubados e apreendeu várias armas de fogo na região.

Para a comandante da PM na região Sul, coronel Lílian Tereza, a presença da Companhia de Policiamento Comunitário nas duas regiões da cidade, tem trazido resultados significativos. “Estamos reduzindo os índices de criminalidade nos bairros e dando respostas imediatas a todas as ocorrências”, disse ela.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/382538/visualizar/