Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 26 de Maio de 2004 às 11:59
Por: Simone Wesley

    Imprimir


Estão abertas as inscrições para a 1º Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação (PNCTI/S) em Saúde, que será realizada entre os dias 07 e 09 de junho, na Escola Técnica de Saúde. Os interessados podem se inscrever até o dia 28 de maio e devem solicitar a participação como delegado ou convidados.

De acordo com o coordenador do evento Luiz Fernando Rogério o objetivo da Conferência é redefinir uma política de tecnologia no sentido de fomentar o avanço do conhecimento científico no setor saúde; de orientar o desenvolvimento tecnológico e de inovação da indústria de equipamentos, medicamentos, imunizantes e outros insumos básicos à saúde; além de promover maior convergência entre a PNCTI/S e as necessidades de saúde da população brasileira.

As políticas voltadas para esta área têm como finalidade também na sustentação e fortalecimento do esforço nacional em ciência, tecnologia e inovação; a criação do sistema nacional de inovação em saúde; a construção da agenda de prioridades para pesquisa e desenvolvimento tecnológico em saúde; a superação das desigualdades regionais; o aprimoramento da capacidade regulatória do Estado; a difusão dos avanços científicos e tecnológicos; e a formação e capacitação de recursos humanos.

A Conferência deve contribuir para a formulação da política estadual e depois na esfera nacional de ciência, tecnologia e inovação em saúde. Isso deve estar refletido na forma em que as propostas serão levadas à etapa nacional. “Tem como objetivo também implementar as partes científica e tecnológica aplicadas à saúde, como, por exemplo, pesquisas em epidemiologia, serviços de saúde, clínica, demografia, ciências sociais, engenharias, ciências agrárias, entre outras”, disse Luiz Fernando Rogério.

Segundo o organizador da Conferência Estadual, no Brasil, como ocorre em vários países, o setor saúde também representa o maior componente de toda a produção científica e tecnológica. Quanto à sua distribuição no território, a produção científica em saúde está mais concentrada na região sudeste. Quanto aos pesquisadores do setor, sua qualificação é no grau de doutor. Dos 10.938 doutores que atuam em diversas áreas de conhecimento relacionadas ao setor, 53,8% pertencem à área da saúde.

É necessário ainda, priorizar o investimento na produção de medicamentos, que atendam as doenças e problemas de saúde prevalentes, privilegiando a produção de caráter nacional. “Todas essas questão serão discutidas durante a Conferência Estadual”, completou Luiz Fernando Rogério.

A Conferência Nacional acontece entre os dias 24 e 26 de julho, em Brasília.

Os formulários das inscrições podem ser preenchidos através do site www.saúde.mt.gov.br/conferencia.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/382694/visualizar/