Mauro Mendes vai lutar pela valorização da cultura cuiabana
Em agradecimento ao carinho e respeito com os quais Cuiabá e os cuiabanos o receberam, Mauro Mendes (PSB) vai trabalhar pela valorização da cultura local durante os próximos quatro anos. A riqueza cultural da capital mato-grossense foi um dos motivos que o fizeram se identificar com a mesma desde sua chegada, em 1981, e o ajudaram a criar raízes aqui.
Como prefeito, Mauro Mendes dará atenção especial à cultura, fomentando e incentivando a prática cultural e viabilizando a estrutura necessária para que os agentes culturais possam desenvolver seus trabalhos.
“Trabalharemos para que a cultura faça parte do dia-a-dia das pessoas, em especial das nossas crianças e jovens, pois eles serão a garantia da perpetuação às futuras gerações”, garante o candidato.
O trabalho de transformação da cultura seguirá três eixos. O primeiro deles será investir na formação de técnicos e artistas por meio de cursos e oficinas. O segundo será dar apoio à produção com a ajuda da prefeitura, através da concessão de incentivos fiscais a empresas que investirem em projetos culturais. O terceiro será garantir a comercialização dos produtos culturais, como quadros, livros, artesanatos e filmes, fazendo-os chegar ao alcance do público. Para isso, serão criados espaços de cultura com estrutura para realização de eventos e apresentações, além de lojas para venda da produção artística.
“Vamos transformar a produção dos nossos artistas em mercado cultural. Isso será muito bom para eles, que terão condições de viver da sua própria arte, e para o público, que vai ter acesso à nossa riqueza cultural”, compromete-se Mauro.
Os patrimônios históricos e culturais de Cuiabá serão revitalizados. Na região do Porto, será criado um Centro Cultural e Gastronômico, com oficinas e espaço para apresentações culturais. Além de permitir que a cultura seja apreciada por moradores e visitantes, a criação do centro dará mais vida à região e contribuirá para o combate às drogas.
Mauro Mendes também irá investir no fomento e desenvolvimento de atividades culturais nas escolas, nos parques e nas praças.
“Entendo que o acesso à cultura é um direito fundamental da população, seja ela pobre ou abastada. Por isso, nossa gestão apoiará e fomentará as atividades culturais em Cuiabá. Vamos trabalhar para tornar a cultura cuiabana parte efetiva do dia-a-dia desta cidade, em suas mais diversas manifestações”, afirma.
Comentários