Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 24 de Maio de 2004 às 17:59
Por: Carolina Miranda

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (Ses) estará realizando hoje (24.05), às 20h30, no Hotel Mato Grosso Palace Hotel, a abertura do I Encontro Estadual de Malária. O encontro que vai até o dia 26, tem como objetivo é estabelecer estratégias para avaliação das ações de controle de malária nos municípios, além disso, a Ses pretende discutir com os participantes temas como: a situação da malária na Amazônia Legal; plano de educação e saúde para os municípios prioritários; diagnóstico e tratamento, entre outros.

O evento contará com a participação de 17 municípios eleitos como prioritários no Plano Estadual de Controle de Malária(Pecm). Esse plano de controle que foi elaborado em 2003 escolheu os municípios onde os índices de casos registrados foram superior a 50%.

A Ses está realizando este encontro para conscientizar os municípios que a partir deste mês, conforme dados do Ministério da Saúde, os medicamentos serão entregues nos Centros Especializados, de acordo com o número de notificações.

Dentre os municípios eleitos como prioritários estão Aripuanã, Castanheira, Colniza, Sinop, Vila Rica, Brasnorte, Juína, entre outros. Desses municípios o que registrou maior índice de malária é o de Juína.A Secretaria de Saúde vem intensificando junto a esses municípios ações de controle e prevenção da doença.

A coordenadoria técnica da Ses vem realizando levantamento de três em três meses dos casos da doença nestes municípios, além de divulgar através de boletins epidemiológicos sobre as formas de prevenção da malária.

Os locais mais propícios para captação da malária são os garimpos, assentamentos e áreas indígenas.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/382902/visualizar/