Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 24 de Maio de 2004 às 12:46

    Imprimir


Do total de 560 mil toneladas produzidas na safra 2003/04 em Mato Grosso, 350 mil são para exportação, o equivalente a 70% da produção. A colheita da lavoura dessa temporada inicia no final do mês. Em 2001, o cenário era outro. Apenas 16% da plantação chegava ao mercado externo do total de 600 mil produzidos à época. Em quatro anos, a evolução nas exportações da commodite representou 340%.

Segundo o ex-presidente da Ampa (Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão), José Pupin, esse avanço na cultura está sustentando principalmente no tripé: produção, qualidade e continuidade. "O diferencial de Mato Grosso é a confiança que os compradores estrangeiros têm no trabalho sério e comprometido desenvolvido pelos nossos produtores, só conquistado depois de intenso trabalho da Ampa, instituição respeitada internacional e nacionalmente na figura do governo federal e estadual", afirmou Pupin.

Segundo ele, em 2001, houve excesso de produção mundial e baixa demanda, derrubando o preço na bolsa de Nova Iorque. Essa situação frustrou os produtores que tiveram de comercializar a produção muito barato




Fonte: Panomara Agrícola

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/382954/visualizar/