Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 24 de Maio de 2004 às 12:19
Por: Deisy Boroviec

    Imprimir


A governadora em exercício, Iraci França, abriu nesta manhã de segunda-feira (24.05) a aula inaugural dos 130 agentes penitenciários, que passaram no concurso realizado no ano passado. “Eu os desafio a trabalhar com a responsabilidade de humanizar cada vez mais o sistema carcerário para promover mudanças na área social”, enfatizou Iraci em seu discurso.

O curso terá 226 horas de aula, divididas em 26 dias. Entre os novos agentes, está Geber Soares (27) que resolveu ser agente prisional, interessado no plano de carreira. “Eu fazia direito, tive de trancar a matrícula, e agora pretendo voltar porque acredito que vou gostar desta profissão, claro tendo consciência dos riscos”, disse.

Segundo a coordenadora do curso, Suzi Porfírio de Oliveira, esta é uma formação básica e que o agente prisional deve ser continuamente capacitado. “A principal preocupação na formação do agente, é com a ‘Síndrome de Estocolmo’, aquela a qual o agente acaba se envolvendo emocionalmente com os condenados”, informou.

Suzi e a outra psicóloga do curso, Creusa Seferino, explicaram que os agentes não podem confundir o trabalho com amizade, o que poderia causar sérios problemas dentro da instituição. Atualmente são 235 agentes prisionais em todo o Estado, com os 130 novos, totalizarão 365. “A intenção é cada vez mais melhorar o sistema carcerário no Estado”, disse o secretário-adjunto de Justiça e Sistema Prisional do Estado, Sebastião Ribeiro.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/382959/visualizar/