Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 20 de Maio de 2004 às 18:45
Por: André Michels

    Imprimir


A superintendência de Polícia Rodoviária Federal de Mato Grosso, em parceria com o Detran, lançou nesta quinta-feira (20.05) o primeiro Festival de Teatro estudantil (Fetran). O festival visa estimular a produção teatral nas escolas do Estado e promover, por meio de artes cênicas, a educação para o trânsito.

Escolas de todo o Estado, públicas ou privadas, podem participar. Os cinco melhores espetáculos serão escolhidos e cada instituição receberá um aparelho de DVD e uma TV. Os trabalhos vencedores serão apresentados durante a Semana Nacional do Trânsito. Para a direção da PRF, o Detran é o principal parceiro no programa, dando total apoio logístico. “O Detran foi fundamental; sem o órgão, o Fetran dificilmente seria executado”, diz o superintendente Munhoz, idealizador o projeto.

Além do Detran, outros 17 órgãos e empresas estão participando. O presidente do Detran, Moisés Sachetti, avaliou como positivo o engajamento de todos numa mesma temática, educação para o trânsito. “Nossa sociedade está doente nesse setor. Sejamos então os médicos da sociedade, para curar a doença do ‘jeitinho’ no trânsito. É nossa obrigação educar o povo, com ações como esta e com punição, se for preciso”, diz. Sachetti ressaltou os gastos do Estado com acidentes de trânsito, cerca de R$200 milhões por ano, o dobro da arrecadação do Detran.

A empresa de ônibus Real Norte se comprometeu a ceder passagens para as apresentações no interior e um ônibus para levar os grupos a Campo Grande, para conhecerem a Cidade Mirim do Detran-MS, que é modelo em todo o país.

FETRAN - O projeto nasceu de um trabalho de monografia do superintendente Munhoz, da PRF. O superintendente notou que o teatro poderia ajudar na educação para o trânsito e apresentou a idéia aos superiores. “Eles abraçaram a causa e então saímos em busca de apoio”, diz. A inscrições já estão abertas e podem ser feitas pela internet, por meio do e-mail: scs.mt@dprf.gov.br ou pelo telefone: 619 3035.




Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/383233/visualizar/