Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 20 de Maio de 2004 às 14:48

    Imprimir


A Renosa, franqueada Coca-Cola em Mato Grosso, e a Recimat lançam no dia 25 de maio, às 8 horas, o Programa Coca-Cola “Reciclou, Ganhou” no Colégio São Gonçalo. Na escola, o programa envolve conscientização ambiental e exercício da cidadania. Direta e indiretamente, o colégio vai trabalhar o programa com mais de 4 mil alunos.

A aplicação do programa compreende, inicialmente, a instalação de barracas itinerantes da Coca-Cola na escola para a Recimat recolher embalagens plásticas PET de refrigerantes ou água e lata de alumínio. No mesmo dia, à tarde, haverá o lançamento do Programa Coca-Cola “Reciclou, Ganhou” para os alunos desse turno de estudo.

Como contrapartida da coleta de materiais, o programa contempla a escola com uma benfeitoria coletiva. Neste caso, a direção do Colégio São Gonçalo optou pela eleição, por cerca de 3 mil alunos do ensino fundamental, para a escolha de uma instituição carente que receberá o benefício em prol da comunidade. A seleção acontece nesta quinta-feira (20) e sexta-feira (21), no Anfiteatro do Colégio São Gonçalo, a partir das 7h30min.

A votação para selecionar a entidade a ser beneficiada, segundo a coordenadora de 5ª à 8ª Séries e do Ensino Fundamental do Colégio, professora Elenir Proença, será feita após os alunos assistirem a um vídeo produzido pelo São Gonçalo. O vídeo mostra a realidade das 03 (três) instituições filantrópicas selecionadas pela equipe do colégio em Cuiabá e Várzea Grande.

A partir do cadastro do Conselho Municipal de Assistência Social, o São Gonçalo obteve como entidades em Cuiabá que necessitam de auxílio o Abrigo Bom Jesus; a Creche Falcãozinho; a Escola Municipal Dom Bosco, no Praeirinho e a Creche Filantrópica Boa Vontade, no Jardim Passaredo. Constam ainda como opção de escolha dos alunos, em Várzea Grande, a Sociedade Pestalozzi e o Centro de Promoção Emanuel.

A parceria com a Coca-Cola na atividade de reciclagem de materiais complementa a política pedagógica do Colégio São Gonçalo. A própria seleção da entidade a ser beneficiada está inserida na proposta pedagógica de aprendizagem solidária e de ensino para a convivência dos alunos com a comunidade, praticada pelo colégio.

Programa Reciclou, Ganhou

O programa, criado e implementado no Brasil desde 1997, se tornou modelo do Sistema de Gestão Ambiental da Coca-Cola em todo o mundo e tem o objetivo de divulgar os conceitos de reciclagem, coleta seletiva e educação ambiental entre crianças e adolescentes nas comunidades onde a empresa atua.

A Recimat recebe o material a ser reciclado e na troca deles no posto de recebimento concede brindes ou cupons para a pessoa acumular pontos do Reciclou, Ganhou. Os níveis de pontos somados vão corresponder a um determinado brinde, tanto individualmente para os alunos, como para a escola participante do programa, na forma de uma benfeitoria de uso coletivo.

O Programa Coca-Cola “Reciclou, Ganhou” tem a opção da pessoa receber pontos para depois serem trocados por brindes. Todo o trabalho de coleta vai ser documentado para conferência do volume de materiais recolhidos.

Na lista de materiais possíveis de troca estão garrafas PET’s de refrigerantes ou água e latas de alumínio de qualquer produto ou marca. A dinâmica de troca envolve o fornecimento para os alunos de 12 brindes, conforme a pontuação. São eles: bola Coca-Cola; camiseta “Reciclou, Ganhou”; boné “Reciclou, Ganhou”; estojo; caderno; chaveiro; gelo cósmico; caneta; lápis; apontador; régua; e borracha.

No caso de escolas particulares, o brinde coletivo deverá ser doado para uma entidade de assistência social a escolha da escola. Sempre de acordo com a necessidade da entidade beneficiada e conforme a pontuação atingida.

Atualmente, o "Reciclou, Ganhou" está presente em 18 Estados brasileiros, e foi lançado em Mato Grosso no início deste ano para consolidar a cultura da reciclagem. Desta forma, a Renosa atua pro-ativamente como empresa-cidadã responsável.

O Programa Coca-Cola “Reciclou, Ganhou” já respondeu pela reciclagem de cerca de duas mil toneladas de materiais como PET (polietileno tereftalato), latas de alumínio, vidros e tetra pak, com benefício de aproximadamente 4.500 escolas, instituições e comunidades parceiras.

Renosa

A Renosa é uma empresa mato-grossense que atua no mercado local há 27 anos. Atualmente emprega mais de 700 pessoas. Franqueada da Coca-Cola para Mato Grosso e mais18 cidades de Goiás, a Renosa é uma das mais modernas empresas do segmento de bebidas.

A capacidade produtiva do seu parque industrial é de 378 milhões de litros/ano, gerando mais de R$ 40 milhões em impostos anuais. Além do Programa Coca-Cola “Reciclou, Ganhou”, a Renosa desenvolve outros projetos de cunho social interno e externo, com benefício tanto a colaboradores quanto a comunidade onde atua.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/383275/visualizar/