Índios Caiapós são beneficiados com balsa
A balsa será entregue pessoalmente pelo governador, em São José do Xingu. Em novembro de 2003, após passar dois dias navegando pelo Rio Xingu, visitando aldeias e comunidades, o governador entregou uma balsa e um rebocador às lideranças indígenas de diversas tribos do Parque Nacional do Xingu.
Além de valorizar a política indígena, o governador tem mantido diálogo permanente com as etnias, assegurando-lhes melhor qualidade de vida. Desde que assumiu o Governo, Maggi já recebeu em seu gabinete representantes indígenas, solucionando problemas de várias etnias e conhecendo in loco a realidade nas aldeias.
Durante audiência com o governador, Bedjai, ainda muito abalado com a morte de 11 lideranças da nação, em acidente ocorrido dia 9 de abril, na BR-163, em Nova Mutum, lamentou as mortes. A tragédia chocou a nação. No acidente morreram Piopare Mentuktire (aldeia Kapoto); Kudjore Txucarramãe (chefe de posto da aldeia Kapoto e servidor da Funai); Tepkranre Mentuktire (aldeia Kapoto); Kagrire Kayapó (aldeia kokraimoro); Bebin Mentuktire (aldeia Kapoto); Tedjê Mentuktire (aldeia Mentuktire, filho do cacique Raoni e presidente do Instituto Raoni); Nory Kayapó (aldeira Mentukire); Bep-í Mentuktire (aldeia Kapoto); Katogri Mentuktire (aldeia Kapoto); Bepkum Kayapó (aldeia Kubenkokre) e Karinhotí Txucarramãe (aldeia Kapoto e servidor da Funai).
Acompanharam o líder caiapó o superintendente de Política Indígena, órgão ligado à Casa Civil, José Idevar Sardinha, o secretário de Estado de Comunicação, Geraldo Gonçalves, os vereadores de São José do Xingu, Lúdio Souza Barros (PPS) e Marcelo Rossi (PPS), além do genro de Bedjai Meubamp Metuktire.
Comentários