Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 15 de Maio de 2004 às 13:42
Por: Adriana Vandoni Curvo

    Imprimir


Lastimável e vergonhosa a reação do Presidente Lula ao artigo escrito por um jornalista norte-americano. Lula conseguiu superar a mediocridade de uma matéria publicada sem a devida pesquisa. Não diria que foi um rompante infantil, pois crianças raciocinam, podem errar, mas elas pensam dentro de uma lógica. A atitude de Lula foi totalmente desprovida de juízo e de clareza mental.

O ato de expulsar o correspondente do jornal americano "The New York Times", por causa de reportagem sobre os hábitos etílicos do presidente, desnuda com a maior nitidez possível a tremenda dificuldade que o PT tem em lidar com o poder. Absolutamente eles não estavam preparados isso.

Não acho que tenha sido um gesto intempestivo, se trata do severo autoritarismo que o PT vem exercendo através de pequenos atos. São autoritários e reacionários. Basta olharmos para trás que veremos a expulsão de militantes históricos do PT, as demissões de parentes de ex-filiados, a maneira como vem tratando denúncias de corrupção dentro da cúpula do partido e por ai vai. Não admitem o contraditório e muito menos a crítica.

O caso do jornalista é grave em vários âmbitos. Internacionalmente prejudica a imagem do país que está restabelecendo a democracia cerceada por longos vinte anos e coloca em dúvida a sua consolidação. O governo Federal, ao expulsar um jornalista do país, aboliu, de maneira enérgica o direito à liberdade de expressão que é um direito humano inalienável e sua manutenção, um elemento essencial para as sociedades democráticas. Lula rasgou, perante o mundo, a Constituição do Brasil que em 1988 restabeleceu a livre opinião. Internamente, a atitude do governo deixa incerta a autonomia da imprensa.

Nos mostra que, na verdade, o PT chegou ao poder com a alma impregnada de detritos do período ditatorial, com atitudes incompatíveis com a democracia.

Esse cerceamento à liberdade de expressão já vem sendo praticado pelos petistas que tomaram conta do poder. Por mais absurdo que possa ser e por mais insignificante que eu seja, eu mesma senti na pele a forma com que eles vêm exercendo a democracia. No ano passado, ao publicar uma crítica ao desprezível programa social Fome Zero, no qual falava de sua utilidade meramente política, recebi, pasmem, um telefonema do assessor especial da presidência da república Frei Betto que, com um tom autoritário e intimidador, próprio dos reacionários, me ameaçou de processo. Não sou jornalista, não fui treinada para situações como essa, a princípio fiquei assustada mas não cedi à tentativa de mordaça. Continuei com as minhas críticas que o tempo se incumbiu de provar que estavam certas.

Essa "forma" de aplicar a democracia utilizada pelos petistas vem banindo o que o povo brasileiro já conquistou em termos de democracia, vem desestruturando o processo legal do país, desautorizando o judiciário e isso nada mais é que uma variável de ditadura. De esquerda ou de direita, ditadores são ditadores. O lado que se está não importa, a atitude de um ditador é inerente à posição ideológica.

Não sei se Lula bebe ou não. Todos dizem que sim. Sei que ele é representante de uma instituição e deveria se portar com mais dignidade. Sinceramente, prefiro acreditar que Lula bebe a acreditar que as asneiras que fala são em sã consciência. Nesse caso todo, se o jornalista feriu a honra do presidente, que até concordo, o presidente feriu a democracia brasileira.

Rompantes de machismo são atitudes próprias dos ignorantes!

Adriana Vandoni Curvo E-mail: avandoni@uol.com.br




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/383627/visualizar/