Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 12 de Maio de 2004 às 11:33
Por: D'Laila Borges

    Imprimir


Os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo de MT (Sedtur) Geraldo Donizete Lúcio e Simone das Graças Lara Pinto estarão participando nos dias 12 e 13 de maio, em Joinville-SC, do IV Congresso Internacional Sobre Turismo Rural e Desenvolvimento Sustentável (IV Citurdes), que tem como temática este ano as Políticas Públicas e Ações Privadas para o Turismo Rural.

Os técnicos vão apresentar durante o Congresso os trabalhos que a Secretaria vem desenvolvendo em relação ao Turismo Rural na Agricultura Familiar (TRAF) em Mato Grosso, além de divulgarem as outras atividades do Estado no que se refere ao turismo.

Discutir a temática do turismo rural, suas múltiplas relações com o desenvolvimento sustentável, o papel do Estado nas políticas públicas e as ações privadas, são os principais objetivos desse evento, que termina no próximo sábado (15.05).

O Congresso busca ainda, travar discussões sobre a atividade turística no espaço rural também no âmbito das atividades não agrícolas; a inserção das comunidades residentes no processo de planejamento das atividades turísticas a partir do desenvolvimento com base local e as relações entre o desenvolvimento do turismo rural, o meio ambiente e a qualidade de vida de seus protagonistas.

Formas de reunir experiências internacionais, nacionais regionais e locais em turismo rural, e turismo em espaço rural, destacando os impactos sociais, econômicos, culturais e ambientais; promover intercâmbios entre as instituições públicas e privadas voltadas ao turismo em espaço rural e propor ações que viabilizem a elaboração e definição de políticas públicas para o turismo rural, também serão discutidas no evento.

CARACTERÍSTICAS - Considerado um setor importante no desenvolvimento econômico, social e na preservação do patrimônio cultural das comunidades rurais, esta atividade caracteriza-se hoje por uma prática de turismo no espaço rural, utilizando-se desse espaço e suas singularidades.

O turismo rural nasceu da necessidade de se ter espaços que apresentem a mínima interferência da sociedade urbano-industrial, ou seja, que ainda possuem características de produção agrícola ou de estruturas que eram utilizadas para essa produção. Esse espaço deve contemplar também ambientes com aspectos naturais relevantes.

A partir dessa realidade, surgiu a necessidade de se estabelecer um fórum para o intercâmbio entre os profissionais que vêm estudando o turismo rural. Assim, nasceu a idéia de se realizar eventos que tivessem como meta contribuir para que o desenvolvimento no espaço rural pudesse ter o turismo como um de seus vetores.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/383724/visualizar/