Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 10 de Maio de 2004 às 08:11
Por: Aluizio de Azevedo

    Imprimir


As escolas da rede estadual de ensino de Cuiabá deverão participar intensamente da 12ª edição anual da reunião Jovem da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O encontro que reúne estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico de todo o país, acontece simultaneamente à 56ª Reunião Anual da SBPC, no campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Segundo a superintendente adjunta de Planejamento e Desenvolvimento Escolar da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Débora Vilar, as unidades escolares da rede estadual vão servir como alojamento para os cerca de 20 mil participantes dos dois encontros. "A Secretária entende que é importante ser parceira do principal encontro científico do país".

Débora informou que a Seduc está orientando os diretores das escolas para que levem os alunos ao evento. Ela destaca que os dias do encontro serão inseridos no calendário escolar. "Essa é uma ótima oportunidade para que os estudantes tenham um contato maior com a ciência".

SBPC JOVEM - A SBPC realizou pela primeira vez uma edição voltada para os jovens, em 1993. O evento, que acontece concomitantemente com o maior encontro científico do Hemisfério Sul, tem o objetivo de aproximar a ciência dos estudantes dos Ensinos Fundamental, Médio e Técnico.

A SBPC Jovem oferece entre a sua programação, oficinas, mesas redondas, Usina Jovem de Idéias em Ciências, entre outras atividades culturais. Nestes eventos, os alunos poderão desenvolver atividades práticas a partir de embasamentos teóricos das diversas áreas do conhecimento.

A Usina Jovem de Idéias em Ciência expõe projetos que tenham sido classificados nas Feiras Culturais e de Ciências das unidades de ensino de todo o país em 2003. No total os visitantes poderão conferir 80 trabalhos finalistas, 50 dos quais oriundos de estudantes de Mato Grosso.

Outra atração do encontro será uma tenda, conhecida como Circo da Ciência, que vai expor elementos constitutivos de vários museus e centros de ciências de outros Estados brasileiros.

O prazo de inscrição para os trabalhos vai até o próximo dia 15 de março. A relação dos selecionados será divulgada pela internet até o dia 07 de junho. Os interessados poderão preencher as fichas de inscrição que estão disponíveis no site www.ufmt.br/sbpc56 ou na coordenação da 12ª SBPC Jovem. Cada inscrição dá o direito de participar em até quatro atividades.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/383875/visualizar/