Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 10 de Maio de 2004 às 07:54

    Imprimir


Em momentos de homenagens é importante lembrar que, apesar dos avanços e das conquistas nas relações entre os gêneros, a discriminação e a desigualdade segue sendo uma realidade bastante dura na vida cotidiana das mulheres.

As sociedades humanas têm se constituído baseadas na desigualdade e, historicamente, as mulheres sempre foram colocadas em desvantagem na relação entre os gêneros, sendo durante milhares de anos consideradas naturalmente inferiores aos homens.

O sistema capitalista que, na sua essência, tem um caráter explorador e predador, tem como um dos pilares de sustentação a subordinação das mulheres, beneficiando-se com os salários mais baixos pagos a elas, com a dupla jornada, com a divisão sexual e desigual do trabalho, com a violência doméstica, com a pouca presença delas nos espaços de decisão e poder.

Entretanto, as mulheres são lutadoras, manifestam-se, criam novos direitos, quebram tabus, conquistam espaços e debatem a desigualdade forçando a sociedade a incluí-las.

O reconhecimento de que a desigualdade entre os gêneros é algo produzido socialmente, expresso através da cultura e não da natureza, tem pautado o debate cotidiano.

A compreensão de que essa construção está em todos e todas nós e que, muitas vezes, de forma inconsciente, reproduzimos a discriminação, é um desafio constante que deve ser visto como tarefa conjunta de homens e mulheres.

Por isso, não pode haver melhor homenagem, neste Dia das Mães, do que pensar nas mulheres como parceiras de um novo mundo, onde impere, acima de tudo, a solidariedade!

Parabéns a todas as companheiras Mães que atuam neste Senado Federal e àquelas que dão suporte familiar aos homens e mulheres que aqui trabalham!

SERYS SLHESSARENKO Senadora da República - PT/MT Presidente da Comissão do Ano da Mulher no Congresso Nacional Coordenadora da Bancada Feminina no Congresso Nacional Presidente do Conselho da Mulher-Cidadã Berta Lutz Professora aposentada, Mestre em Educação, Mãe de dois filhos e duas filhas.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/383882/visualizar/