Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 07 de Maio de 2004 às 10:46
Por: D'Laila Borges

    Imprimir


Os projetos do Programa Nacional do Meio Ambiente (PNMA II) foram apresentados nesta quinta-feira (06.05), por seus coordenadores, no auditório da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema), a uma platéia, composta em sua maioria, de funcionários da Fundação, da secretaria de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Banco Interamericano de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird).

Direcionado ao aperfeiçoamento do processo de gestão ambiental no país, nas três esferas governamentais, federal, estadual e municipal, o PNMA II visa resultados efetivos na melhoria da qualidade ambiental e de vida para a população brasileira.

Financiado pelo Governo Federal e Banco Mundial, o programa, coordenado pelo MMA, foi planejado para ser implementado em três fases sucessivas ao longo de 10 anos. Em Mato Grosso, é coordenado pela Fema.

ECOTURISMO - A Sedtur, parceira em um dos projetos do Programa, o de Conservação dos Recursos Naturais e Promoção do Desenvolvimento Sustentável na Região do Araguaia, que visa à contenção dos processos erosivos naquela região, onde estão sendo plantadas cerca de 30 mil mudas nativas, cabe o desenvolvimento do Ecoturismo naquela região.

“Este programa está proporcionando a Sedtur desenvolver um trabalho dentro dos municípios que ainda não haviam sido atendidos PNMA II”, declara Yêda Marli, secretária-adjunta de Turismo do Estado.

“O ecoturismo é um meio de valorizar os recursos de forma sustentável, de uma maneira que todos ganham”, ressalta o representante do Banco Interamericano de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), Daniel Gross, acrescentando que a forma com que os trabalhos em MT estão sendo conduzidos, principalmente pela Secretaria de Turismo, no tocante à sua parte, envolvendo todos os municípios participantes, é a ideal.

O desenvolvimento do turismo sustentável como instrumento econômico para geração de emprego e renda, conservando ao mesmo tempo o meio ambiente e a cultura local no Médio e Baixo Araguaia é um dos objetivos que vem sendo cumprido pela Secretaria. Estão sendo desenvolvidas ações nos parques estaduais de Serra Azul e Araguaia, os quais possuem alto potencial para o ecoturismo.

“Além de ser uma oportunidade para estarmos cumprindo uma de nossas metas, que é fazer a integração entre todos os municípios e Estado, esta parceria nos proporciona trabalhar com uma das mais importantes modalidades de turismo, o ecoturismo”, informa o Secretário de Desenvolvimento do Turismo, Ricardo Henry.

O assessor de projetos especiais da Fema e coordenador do PNMA II, Inácio Ribeiro elogiou muito a atuação da Secretaria durante a apresentação do componente Gestão Integrada de Ativos Ambientais, do qual o projeto faz parte. “Os trabalhos conduzidos pelos técnicos da Sedtur estão sendo muito bem sucedidos. É assim que devemos trabalhar, sempre em parceria”.

Já Regina Gualda, representante do MMA, que estava muito ansiosa para ver o que MT estava fazendo no âmbito do PNMA II, saiu da reunião satisfeita. Os dois representantes, do Bird e do MMA iniciaram,a partir de hoje, uma visita in loco aos municípios beneficiados pelo programa.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/383916/visualizar/