Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 05 de Maio de 2004 às 20:46
Por: Carolina Miranda

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (SES) em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Distrito Nacional Indígena de Cuiabá, Escola de Saúde Pública e Secretaria de Estado de Educação (Seduc), estarão promovendo uma aula inaugural do Curso de Formação dos Agentes Indígenas de Saúde e Escolarização do Ensino Fundamental nesta quinta-feira( 06.05), no Auditório do Centro Cultural de Tangará da Serra.

Este curso tem como finalidade capacitar profissionais na área da saúde para atuarem como técnicos de enfermagem indígenas. O curso é dividido em três módulos. O 1º módulo vai acontecer entre os dias 05 a 21/05/2004 e os temas abordados serão sobre Saúde da Mulher, Saúde da Criança e Higiene Bucal.

Aproximadamente 59 Agentes Indígenas da Saúde vão ser capacitados neste 1º módulo, pela Secretaria de Saúde.

O município de Tangará da Serra possui 38 aldeias indígenas e uma população de aproximadamente 1.382 índios. Diante deste número expressivo, as equipes de saúde pública pretendem conscientizar os índios da importância sobre as doenças existentes, e a forma de preveni-las.

A SES/MT, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde das regiões onde há povos indígenas deve atuar de forma complementar na execução das ações, uma vez que é responsabilidade do Governo Federal, por meio da Funasa, a questão das etnias indígenas. No total, existem quatro Distritos Especiais de Saúde Indígena: Kaiapó, Xingu e Xavante.

Dentro das normas da Política Nacional de Atenção à Saúde dos povos indígenas, o Governo do Estado, a partir de 15 de outubro de 2003, passou a implementar ações do Programa Saúde Indígena, através de ações programáticas, capacitação e formação de recursos humanos na área indígena, entre outros.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/383967/visualizar/