Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 05 de Maio de 2004 às 19:31
Por: Lenita Violato

    Imprimir


A secretaria de Administração recebe nos próximos quinze dias a exposição de fotografias ‘Cuiabá no coração da América’, organizada pelo Arquivo Público de Mato Grosso. Da construção do estádio José Fragelli inaugurado em 1975 com um jogo entre o Cuiabá versus Fluminense, ao cais flutuante às margens do rio Cuiabá na região do Porto, as fotografias registram as várias transformações arquitetônicas e sociais da cidade.

São vinte fotografias que registram a Cuiabá de antigamente intercaladas com outras vinte fotografias da atualidade, feitas sob o mesmo ângulo. Juntas, as imagens constituem um discurso sobre o espaço urbano, expõe as rupturas e as permanências do passado no presente, causando, as vezes desconforto pelas ausências de espaços significativos para a memória social da cidade.

O centro histórico de Cuiabá também está presente na fotografia do Grande Hotel construído na década de 40 com uma arquitetura que representava o regime do Estado Novo, na época, e que hoje é tombado pelo patrimônio histórico e cultural de Mato Grosso e ocupado pela Secretaria de Cultura.

As transformações arquitetônicas de Cuiabá também podem ser observadas nas fotografias, como registrou o Anais Geográfico Brasileiro nos anos 50: “ no meio do casario antigo, dos velhos telhados já desponta os telhados novos das residências modernas,nos sobrados remanescentes, ao longo, os beirais vão sendo substituídos pelas platibandas e o vivo colorido das taipas de adobe onde os muros de xistos vão sendo semi-decompostos, as ruas estreitas e tortuosas - tudo isso mostra de maneira inesquecível a fisionomia da cidade que na luta épica contra todos os fatores adversos e o malgrado isolamento que por tantos anos se viu condenada”.

ITINERANTE - Depois de ficar em exposição durante duas semanas no Arquivo Público a Secretaria de Administração (SAD) é a primeira de uma série de órgãos que receberão a exposição. Da SAD as fotografias vão para a sede do Ganha Tempo, no centro da capital.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/383984/visualizar/