Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 03 de Maio de 2004 às 16:01

    Imprimir


A Assembléia Legislativa e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - Unesco realizam no próximo dia 11, às 09 hs, Sessão Solene para o lançamento do livro “Juventude e Sexualidade” que aborda o entendimento e o comportamento de como a juventude trata os temas relacionados à sexualidade juvenil.

A Sessão foi requerida pela Mesa Diretora da Assembléia a partir de um ofício encaminhado pela Unesco ao gabinete da primeira-secretaria propondo a divulgação, em parceria, do estudo. O ensaio, assinado pelas escritoras Mary Garcia Castro, Miriam Abramovay e Lorena Bernadete da Silva, relata diversos cenários da vida sexual na adolescência onde o jovem, pais e o corpo pedagógico das instituições de ensino lidam com os assuntos: gravidez precoce, métodos de contracepção, aborto, violência, discriminação e o interesse comum da juventude para o início da vida sexual.

A pesquisa por amostragem traz importantes revelações sobre o comportamento sexual na adolescência, entre elas a de que, em quase todas as capitais , mais de 10% das crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos já tiveram uma relação sexual.

Para achegar a essa conclusão a equipe de pesquisadores realizou pesquisas de campo em 13 capitais (Cuiabá, Belém, Porto Alegre, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Maceió, Manaus, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória além do Distrito Federal).

Segundo o Coordenador do Escritório Regional da Unesco em Mato Grosso, Guaraci José de Almeida, o livro aborda um tema de relevância para estabelecimento de diretrizes para programas que enfocam o comportamento da juventude.

Em Cuiabá, cita o coordenador da Unesco, a média de idade da primeira relação sexual é de 13,9 anos para homens e 15,7 anos para mulheres.

“É um trabalho que norteia a possibilidade de gerirmos planos de ações para o envolvimento da juventude em atividades ligadas a consciência sexual. Principalmente sobre a gravidez precoce, onde Fortaleza e Cuiabá registram o maior índice de parto na adolescência entre 33,3% e 22,2% de alunas na faixa etária que vai dos 10 aos 14 anos”, fala Guaraci.

O primeiro-secretário da Assembléia, deputado Silval Barbosa (PMDB), revela que a parceria com a Unesco faz parte do Plano Estratégico da Casa que visa envolver a comunidade através de projetos desenvolvidos em conjunto entre o Poder Legislativo e instituições de credibilidade.

No caso do Estudo sobre Juventude e Sexualidade a parceria que se refere o deputado é quanto a divulgação e políticas para a juventude a partir da apresentação dos números sobre a sexualidade e violência infantil.

“A Unesco tem se revelado a maior parceira da sociedade em projetos de humanização, jamais poderíamos caminhar separados, principalmente, quando há o interesse comum das partes em repassar a sociedade conhecimento para a base de políticas sociais mais justas”, fala Silval.




Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/384271/visualizar/