Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 01 de Maio de 2004 às 16:24
Por: Simone Wesley

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT) implanta o Cartão SUS em setembro deste ano para mais de um milhão de usuários cadastrados no Estado. Esta afirmação é dos técnicos do Ministério da Saúde que estiveram na capacitação sobre o Cadastramento do Cartão SUS promovida pela SES, entre os dias 27 e 28 de abril, na Escola de Saúde Pública.

O cartão magnético vai estar priorizando em um primeiro momento os usuários portadores de terapias renais substitutivas, cirurgias eletivas, quimioterapia, entre outros. Vão ser analisadas também as clientelas atendidas por região e patologia. Foram discutidos também sobre o cadastramento dos povos indígenas,,sistema prisional, experiências, bem como fluxos, encaminhamentos e os meios de operacionalização do Cartão.

Segundo os técnicos do Ministério da Saúde é prioridade do governo federal a implantação definitiva do Cartão SUS em todo Brasil. Um direito de todo cidadão no que compete saúde pública, proporcionando agilidade e rapidez no atendimento. Sem contar mais qualidade dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde. Com ele, identifica-se o usuário do SUS, em qualquer parte do Brasil. O cartão fornece um perfil de quem é atendido, dos profissionais e das unidades de saúde que pertencem à rede.

O projeto piloto do Cartão SUS foi implantado em 2000, em 44 municípios de 11 estados. Quinze milhões de pessoas, dentro da área do projeto piloto, já possuem o cartão. Cem milhões de brasileiros estão cadastrados. O governo quer cadastrar toda a população – cerca de 176 milhões de pessoas – até 2005. Outra meta é a informatização de todas as unidades de saúde do SUS. Em 2004, o Ministério da Saúde está disponibilizando recursos da ordem de R$ 30 milhões para que estados e municípios.

O Cartão SUS foi lançado em Mato Grosso, onde os 139 municípios assinaram o termo de adesão com o Ministério da Saúde para realizar o cadastramento dos usuários em todo o Estado. A SES faz a capacitação das equipes responsáveis pelo cadastramento nos 14 Escritórios Regionais, além de viabilizar parcerias com instituições, tais como Consems (Conselho Municipal de Secretários Municipais de Saúde), IBEGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Funasa (Fundação Nacional de Saúde), Secretaria de Estado de Justiça, entre outros, para agilizar o processo do cadastramento junto aos usuários para que o Cartão seja emitido futuramente. A previsão para a implantação definitiva do Cartão é de no máximo até dezembro de 2004.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/384352/visualizar/