Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 29 de Abril de 2004 às 16:58
Por: Franchesca Bogo

    Imprimir


O Sistema Nacional de Emprego (Sine), vinculado à Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), vem intensificando os trabalhos de conscientização do empresariado e comerciantes com o objetivo de aumentar as vagas disponibilizadas aos trabalhadores cadastrados no sistema.

Segundo dados do Sistema de Gestão de Ações de Emprego (Sigae), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), comparando-se o primeiro quadrimestre do ano de 2003 com 2004, pode-se perceber um crescimento de 104% em relação às vagas disponibilizadas ao Sine pelos empregadores e 92% no que se refere aos trabalhadores colocados no mercado de trabalho.

“Estamos visitando in loco os empresários e conscientizando-os da importância de estarem contratando seus funcionários por meio do Sine”, afirmou a superintendente do Sine, Ivone Rosset. “O objetivo é mostar aos empresários que com a cooperação deles, poderemos alcançar mais recursos para qualificar estes trabalhadores e, conseqüentemente, melhorar os serviços prestados”.

Para cada trabalhador colocado ou re-colocado no mercado de trabalho pelo Sine, o Governo Federal disponibiliza uma verba destinada à qualificação da mão-de-obra para o próximo ano. Esta verba tende a ser um pouco maior se as vagas atingirem à parcela da população que se encontra em vulnerabilidade social. São eles: afrodescendentes, jovens em busca do primeiro emprego, deficientes físicos, mulheres chefe de família e desempregados acima de 40 anos.

De acordo com o Sigae, no primeiro quadrimestre deste ano foram colocados 152% a mais de trabalhadores afrodecendentes e 111% a mais no que se refere a jovens entre 16 e 24 anos. A colocação de trabalhadores acima de 40 anos também teve um crescimento de 61% e as mulheres chefes de família obtiveram 42% a mais de colocação no mercado. Trabalhadores desempregados em busca de vagas no mercado de trabalho e empresários em busca de mão-de-obra qualificada podem procurar os postos do Sine.

Em Mato Grosso, o Sine está instalado em 13 municípios. São eles: Água Boa, Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá, Diamantino, Guarantã do Norte, Jaciara, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sapezal, Sinop, Tangará da Serra e Várzea Grande.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/384464/visualizar/