Repórter News - reporternews.com.br
Prefeitura e Renosa lançam PCCVJ em Escola da Cohab Nova Ipê
A Renosa, franquia dos produtos Coca-Cola em Mato Grosso, e a Prefeitura de Várzea Grande lançam nesta quarta-feira (28) o Programa Coca-Cola de Valorização do Jovem (PCCVJ), às 9 horas, na Escola Municipal de Educação Básica Benedita Bernardina Curvo, na Cohab Nova Ipê. A assinatura de convênio na segunda-feira ampliou a iniciativa em Mato Grosso e a escola da Cidade Industrial é a segunda a receber o programa no Estado de Mato Grosso.
A franqueada da Coca-Cola, responsável pela implantação do PCCVJ, busca com o programa auxiliar as escolas na adoção de práticas de apoio aos alunos em risco de evasão escolar. O programa foi lançado o ano passado na Escola Municipal Antônia Tita Maciel de Campos, no Bairro Jardim Florianópolis, em Cuiabá.
Segundo o gerente de Relações Externas da Renosa, Nilson Tagliari, o PCCVJ é uma ação da empresa que atua diretamente na promoção dos valores da comunidade. “Este é um programa de grande importância, porque sabemos a semente que plantamos, mas não sabemos a dimensão que vamos ter ao dar apoio à educação”, afirmou.
A secretária de Educação e Cultura de Várzea Grande, professora Zilda Pereira Leite, enxerga no programa uma saudável parceria dos setores público e privado para eliminar jovens da falta de instrução. A secretária observa que o programa dá consistência didática ao ensino, porque influencia a forma das crianças e adolescentes se relacionarem em equipe.
“Esta parceria com a Coca-Cola valoriza os jovens, dá empolgação para a aprendizagem e aumenta a auto-estima. É uma parceria que ajuda no trabalho educacional, responsabilidade de toda a sociedade”, apontou. A secretária disse que a repetência média no município é de 9,87% nas séries iniciais e a evasão escolar no ensino fundamental é de 5,5%.
Mato Grosso é o terceiro Estado no País a implementar o PCCVJ, seguindo exemplos de Rio de Janeiro e São Paulo, respectivamente. A escolha escola para aplicar o programa no Estado teve como critérios para aplicação do PCCVJ a localização geográfica da comunidade escolar, o interesse da equipe pedagógica, o atendimento à comunidade carente e a potencialidade para evasão escolar.
FILOSOFIA DO PCCVJ
Sete pontos importantes compõem a Filosofia do Programa Coca-Cola de Valorização do Jovem: 1- Todo aluno é capaz de aprender. 2- A escola valoriza o aluno. 3- Cada aluno pode participar ativamente de sua própria educação, assim como contribuir para o êxito na educação de seus colegas. 4- Cada aluno, pai e professor tem direito de participar integralmente da criação e da preservação da escola. 5- A conquista do sucesso na escola é fator decisivo para o êxito na vida, contribuindo para a estabilidade e o progresso econômico das pessoas e das comunidades. 6- A escola e sua comunidade comprometem-se com o sucesso na educação, ao conseguir a união entre alunos, pais e professores, através de um processo que visa estabelecer objetivos, tomar decisões, supervisionar o desenvolvimento e avaliar os resultados do programa. 7- Alunos, pais e professores merecem apoio amplo e consistente para que os alunos aprendam, constituindo conhecimentos e valores indispensáveis à cidadania, os professores ensinem com êxito, e os pais se envolvam efetivamente com a educação de seus filhos.
FUNÇÕES E RESPONSABILIDADES DOS MONITORES
*Ajudar os monitorados com seu trabalho escolar. *Encorajar os monitorados. *Ser um modelo para os monitorados. *Planejar as aulas com o professor-coordenador e com o professor-anfitrião dos monitorados. *Discutir o progresso dos alunos com o professor-coordenador e com o professor-anfitrião dos monitorados. *Seguir os regulamentos e normas disciplinares da Escola. *Preencher todos os formulários e registros necessários para o seu professor-coordenador. *Avisar o professor-coordenador e o professor-anfitrião dos monitorados, caso precise se ausentar.
A franqueada da Coca-Cola, responsável pela implantação do PCCVJ, busca com o programa auxiliar as escolas na adoção de práticas de apoio aos alunos em risco de evasão escolar. O programa foi lançado o ano passado na Escola Municipal Antônia Tita Maciel de Campos, no Bairro Jardim Florianópolis, em Cuiabá.
Segundo o gerente de Relações Externas da Renosa, Nilson Tagliari, o PCCVJ é uma ação da empresa que atua diretamente na promoção dos valores da comunidade. “Este é um programa de grande importância, porque sabemos a semente que plantamos, mas não sabemos a dimensão que vamos ter ao dar apoio à educação”, afirmou.
A secretária de Educação e Cultura de Várzea Grande, professora Zilda Pereira Leite, enxerga no programa uma saudável parceria dos setores público e privado para eliminar jovens da falta de instrução. A secretária observa que o programa dá consistência didática ao ensino, porque influencia a forma das crianças e adolescentes se relacionarem em equipe.
“Esta parceria com a Coca-Cola valoriza os jovens, dá empolgação para a aprendizagem e aumenta a auto-estima. É uma parceria que ajuda no trabalho educacional, responsabilidade de toda a sociedade”, apontou. A secretária disse que a repetência média no município é de 9,87% nas séries iniciais e a evasão escolar no ensino fundamental é de 5,5%.
Mato Grosso é o terceiro Estado no País a implementar o PCCVJ, seguindo exemplos de Rio de Janeiro e São Paulo, respectivamente. A escolha escola para aplicar o programa no Estado teve como critérios para aplicação do PCCVJ a localização geográfica da comunidade escolar, o interesse da equipe pedagógica, o atendimento à comunidade carente e a potencialidade para evasão escolar.
FILOSOFIA DO PCCVJ
Sete pontos importantes compõem a Filosofia do Programa Coca-Cola de Valorização do Jovem: 1- Todo aluno é capaz de aprender. 2- A escola valoriza o aluno. 3- Cada aluno pode participar ativamente de sua própria educação, assim como contribuir para o êxito na educação de seus colegas. 4- Cada aluno, pai e professor tem direito de participar integralmente da criação e da preservação da escola. 5- A conquista do sucesso na escola é fator decisivo para o êxito na vida, contribuindo para a estabilidade e o progresso econômico das pessoas e das comunidades. 6- A escola e sua comunidade comprometem-se com o sucesso na educação, ao conseguir a união entre alunos, pais e professores, através de um processo que visa estabelecer objetivos, tomar decisões, supervisionar o desenvolvimento e avaliar os resultados do programa. 7- Alunos, pais e professores merecem apoio amplo e consistente para que os alunos aprendam, constituindo conhecimentos e valores indispensáveis à cidadania, os professores ensinem com êxito, e os pais se envolvam efetivamente com a educação de seus filhos.
FUNÇÕES E RESPONSABILIDADES DOS MONITORES
*Ajudar os monitorados com seu trabalho escolar. *Encorajar os monitorados. *Ser um modelo para os monitorados. *Planejar as aulas com o professor-coordenador e com o professor-anfitrião dos monitorados. *Discutir o progresso dos alunos com o professor-coordenador e com o professor-anfitrião dos monitorados. *Seguir os regulamentos e normas disciplinares da Escola. *Preencher todos os formulários e registros necessários para o seu professor-coordenador. *Avisar o professor-coordenador e o professor-anfitrião dos monitorados, caso precise se ausentar.
Fonte:
Da Assessoria
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/384560/visualizar/
Comentários