Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 28 de Abril de 2004 às 16:08
Por: D'Laila Borges

    Imprimir


Os projetos Orquestra de Flauta Meninos do Pantanal, única no Brasil, composta por crianças e adolescentes do bairro Jardim Vitória de Cuiabá- que ensina histórias da arte e da música, e que toca músicas clássicas, eruditas e MPB; o de Exposição Fotográfica Itinerante sobre Chapada dos Guimarães e o de Reestruturação da Prainha Municipal de Sapezal foram aprovados ontem (27/04), por unanimidade, na 8ª Reunião do Fórum Estadual de Turismo, que é presidido pelo Secretário de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, Ricardo Henry, e composto por membros de diversos segmentos da sociedade civil organizada e órgãos governamentais.

O Fórum tem como objetivo fazer uma pré-filtragem dos projetos que servem para incentivar o turismo no Estado e depois encaminhá-los ao Ministério do Turismo para que os recursos sejam viabilizados, por meio da iniciativa pública ou privada.

“Nossa meta é mandar a maior quantidade possível de projetos para o Ministério do Turismo, para que ele possa correr atrás de financiamento e nós possamos ter o maior número de recursos possíveis para serem investidos em programas e projetos que contribuam sobremaneira no desenvolvimento do turismo em Mato Grosso”, assinalou Henry.

Ricardo elogiou muito o projeto Meninos do Pantanal, que está com uma apresentação marcada para o mês de agosto na França, motivo pelo qual a câmara de regionalização do Fórum recorreu aos membros para obter sua aprovação e posteriormente o financiamento das passagens para os integrantes do projeto, que são em sua maioria de famílias de baixa renda.“Esse é um trabalho de ação social e de melhor profissionalismo que conhecemos, tenho certeza de que podemos pleitear recursos junto aos Ministérios da Cultura e Turismo para que a viajem seja feita”, informou a secretário, acrescentando que esta é uma boa oportunidade para que o Estado divulgue sua cultura e seu turismo lá fora.

ABEOC- Durante a reunião também foi lançado o 21º Congresso Nacional de Empresas e Profissionais de Eventos, que acontecerá entre os dias 24 e 26 de maio em Cuiabá, uma realização da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc), que congrega mais de 400 empresas promotoras, organizadoras e prestadoras de serviços especializados para eventos em todo o território nacional.

A proposta do Congresso, que terá como tema “Estabilidade em Tempos Instáveis é Possível”, foi recebida com interesse pelo trade de MT e pelos membros do Fórum.

O representante da direção nacional do Sebrae, Dival Schimith, que foi convidado para a reunião elogiou o trabalho desenvolvido pela Sedtur, por meio do Fórum, e disse que a melhor missão da entidade é a forma entusiasmada com que suas representações e o Estado estão tratando o turismo. “O Fórum é alavancador dos processos que vão exigir de todos nós o cumprimento dos planos traçados. Ele é a grande caixa de demanda para tratar o turismo brasileiro”.

Dival acrescentou ainda, pelo fato do turismo significar uma expressão econômica no país, que estes fóruns estaduais criados, e principalmente o de Mato Grosso, são oportunidades únicas que se tem para alavancar o turismo, buscando geração de divisas, empregos e arrecadação para o Estado. “Vou levar esta iniciativa que estou vendo aqui para servir de exemplo para outros Estados.

CAMPEONATO DE PESCA- A Secretária-adjunta de Desenvolvimento do Turismo, Yêda Marli, fez uma explanação do que foi o lançamento do Campeonato Estadual de Pesca ocorrido em Barra do Bugres no último dia 18. “A proposta foi muito bem aceita pelos participantes e pela organização do Festival de Pesca do município, os vencedores estão entusiasmados para participarem das próximas etapas, que acontecerão em mais 15 municípios”.

O Fórum também empossou mais dois membros, um de Alta Floresta e outro de Chapada dos Guimarães, e apresentou colocando para apreciação de seus componentes a proposta recebida da Universidade de Ensino Superior de Diamantino e do Procon, que pleiteiam representatividade na entidade.





Fonte: Redação Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/384616/visualizar/