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Centro Geodésico: a marca turística de Cuiabá
Nesta terça-feira (28), às 17h30 será entrega do troféu “Marca Turística de Cuiabá”, destinado ao Centro Geodésico da América do Sul. A solenidade acontece no auditório Milton Figueiredo, da Assembléia Legislativa.
A campanha “Vamos Escolher a Marca Turística da Capital”, lançada pela TV Cidade, durou 63 dias e encerrou no ultimo dia 20, com a eleição do Centro Geodésico da América do Sul, como a marca vencedora.
A iniciativa foi da TV Cidade com apoio da Secretaria Municipal de Turismo. As 10 marcas concorrentes surgiram de uma eleição prévia feita pelo Fórum de Turismo de Cuiabá. Foram elas : Cabeça de Pacu, Centro Geodésico da América do Sul, Igreja do Bom Despacho, Igreja de São Benedito, Museu do Rio, Palácio da Instrução, Rio Cuiabá, Rede Cuiabana, Sesc Arsenal e Viola de Cocho.
Um termo de compromisso foi assinado pela Secretaria Municipal de Indústria Comércio e Turismo, que se comprometeu a assumir oficialmente a marca vencedora, utilizando a mesma em seus impressos e folheterias, inclusive, em campanhas publicitárias.
“A nossa missão foi escolher a marca para Cuiabá, independente da marca que fosse e o mais importante, foi que a população escolheu essa identificação”, lembrou o diretor comercial da Rede Cidade, Evaldo Silva.
A campanha de comunicação levou para a população vts de cada concorrente e informações sobre como votar. Numa primeira etapa o telespectador votou pelo telefone e pela internet e na segunda e ultima etapa através de urnas eletrônicas.
Para envolver a população no processo de votação, a TV Cidade veiculou VTS institucionais da campanha. As peças publicitárias traziam os apresentadores da casa convocando os telespectadores à votar.
Nos programas locais Cidade 40º, Olho Vivo e Sucesso foram apresentadas diariamente matérias que mostravam com mais detalhes a história de cada concorrente.
A TV veiculou VTs com publicitários, jornalistas e colunistas sociais. Todos falavam da importância da capital ter uma marca turística e convidavam a população a votar.
Um reforço de mídia foi garantido com parcerias com os principais sites do estado.
Outros parceiros fortes foram os patrocinadores que disponibilizaram espaço e pessoal para votação nas urnas eletrônicas.
A campanha chegou também nas escolas de 1 e 2 ° graus e universidades e contou com alunos montando comitês para defender a importância de se escolher a marca turística da cidade.
Uma participação de destaque foi na Festa do Pantanal, quando a TV montou um stand no evento. No stand foram colocadas urnas eletrônicas para que os visitantes pudessem votar. A participação foi maciça. O stand recebeu ainda a presença do Ministro do Turismo Valfredo Neres Guia, que votou na Viola de Cocho.
Numa primeira etapa foram classificadas 05 finalistas: Centro Geodésico da América do Sul, Igreja do Bom Despacho, Rio Cuiabá, Museu do Rio e Viola de Cocho.
Na etapa final a vencedora foi o Centro Geodésico da América do Sul com 29 % dos votos, a Igreja do Bom Despacho com 26%, Viola de Cocho com 22% Rio Cuiabá com 12% e Museu do Rio com 11%.
O que é o Centro Geodésico
De acordo com informações do Instituto de Memória da Assembléia Legislativa, o primeiro Marco foi construído em 1909, pelo artesão Júlio Caetano, com a seguinte descrição: alvenaria, branco, liso, base retangular (0,65x0,64), um prisma quadrangular (0,40x1,32) encimado por uma pirâmide também quadrangular (0,40x0,33), tendo na face Norte um dístico de metam com as seguintes indicações: latitude Sul – 15º35’56”,80, a longitude O Green – 56º06’,55”, com o 1º Tenente Renato Barbosa.
Já o segundo Marco, um obelisco foi erguido com o formato de uma estrela de quatro pontas, revestido em mármore branco, com altura total de aproximadamente 20 metros, já incluídos quatro pilastras de sustentação com 2,52 metros de altura, que têm ao seu centro o 1º Marco, preservado e protegido por vidro, fixado entre essas pilastras.
No entanto, foi no governo de Pedro Pedrossian que iniciou-se a construção da sede da Assembléia Legislativa, sendo inaugurada em 15/08/1972, já no governo do ex-deputado José Fragelli.
Conforme explicações da secretária do Instituto de Memória da Assembléia, Ísis Catarino Martins Brandão, no projeto da sede da Casa, já constava a construção do obelisco para valorizar o pequeno marco erguido em 1909, que marcava o Centro Geodésico da América do Sul deduzido pelos cálculos da Comissão Rondon.
“Para mim, o Marco é o símbolo do desbravador, é o símbolo de conquistas, de vitórias e sendo ele escolhido como símbolo turístico de Cuiabá, é uma homenagem à todos os desbravadores antigos e atuais. É também, o reconhecimento dos trabalhos de Rondon em prol dos brasileiros”, lembra Ísis.
A campanha “Vamos Escolher a Marca Turística da Capital”, lançada pela TV Cidade, durou 63 dias e encerrou no ultimo dia 20, com a eleição do Centro Geodésico da América do Sul, como a marca vencedora.
A iniciativa foi da TV Cidade com apoio da Secretaria Municipal de Turismo. As 10 marcas concorrentes surgiram de uma eleição prévia feita pelo Fórum de Turismo de Cuiabá. Foram elas : Cabeça de Pacu, Centro Geodésico da América do Sul, Igreja do Bom Despacho, Igreja de São Benedito, Museu do Rio, Palácio da Instrução, Rio Cuiabá, Rede Cuiabana, Sesc Arsenal e Viola de Cocho.
Um termo de compromisso foi assinado pela Secretaria Municipal de Indústria Comércio e Turismo, que se comprometeu a assumir oficialmente a marca vencedora, utilizando a mesma em seus impressos e folheterias, inclusive, em campanhas publicitárias.
“A nossa missão foi escolher a marca para Cuiabá, independente da marca que fosse e o mais importante, foi que a população escolheu essa identificação”, lembrou o diretor comercial da Rede Cidade, Evaldo Silva.
A campanha de comunicação levou para a população vts de cada concorrente e informações sobre como votar. Numa primeira etapa o telespectador votou pelo telefone e pela internet e na segunda e ultima etapa através de urnas eletrônicas.
Para envolver a população no processo de votação, a TV Cidade veiculou VTS institucionais da campanha. As peças publicitárias traziam os apresentadores da casa convocando os telespectadores à votar.
Nos programas locais Cidade 40º, Olho Vivo e Sucesso foram apresentadas diariamente matérias que mostravam com mais detalhes a história de cada concorrente.
A TV veiculou VTs com publicitários, jornalistas e colunistas sociais. Todos falavam da importância da capital ter uma marca turística e convidavam a população a votar.
Um reforço de mídia foi garantido com parcerias com os principais sites do estado.
Outros parceiros fortes foram os patrocinadores que disponibilizaram espaço e pessoal para votação nas urnas eletrônicas.
A campanha chegou também nas escolas de 1 e 2 ° graus e universidades e contou com alunos montando comitês para defender a importância de se escolher a marca turística da cidade.
Uma participação de destaque foi na Festa do Pantanal, quando a TV montou um stand no evento. No stand foram colocadas urnas eletrônicas para que os visitantes pudessem votar. A participação foi maciça. O stand recebeu ainda a presença do Ministro do Turismo Valfredo Neres Guia, que votou na Viola de Cocho.
Numa primeira etapa foram classificadas 05 finalistas: Centro Geodésico da América do Sul, Igreja do Bom Despacho, Rio Cuiabá, Museu do Rio e Viola de Cocho.
Na etapa final a vencedora foi o Centro Geodésico da América do Sul com 29 % dos votos, a Igreja do Bom Despacho com 26%, Viola de Cocho com 22% Rio Cuiabá com 12% e Museu do Rio com 11%.
O que é o Centro Geodésico
De acordo com informações do Instituto de Memória da Assembléia Legislativa, o primeiro Marco foi construído em 1909, pelo artesão Júlio Caetano, com a seguinte descrição: alvenaria, branco, liso, base retangular (0,65x0,64), um prisma quadrangular (0,40x1,32) encimado por uma pirâmide também quadrangular (0,40x0,33), tendo na face Norte um dístico de metam com as seguintes indicações: latitude Sul – 15º35’56”,80, a longitude O Green – 56º06’,55”, com o 1º Tenente Renato Barbosa.
Já o segundo Marco, um obelisco foi erguido com o formato de uma estrela de quatro pontas, revestido em mármore branco, com altura total de aproximadamente 20 metros, já incluídos quatro pilastras de sustentação com 2,52 metros de altura, que têm ao seu centro o 1º Marco, preservado e protegido por vidro, fixado entre essas pilastras.
No entanto, foi no governo de Pedro Pedrossian que iniciou-se a construção da sede da Assembléia Legislativa, sendo inaugurada em 15/08/1972, já no governo do ex-deputado José Fragelli.
Conforme explicações da secretária do Instituto de Memória da Assembléia, Ísis Catarino Martins Brandão, no projeto da sede da Casa, já constava a construção do obelisco para valorizar o pequeno marco erguido em 1909, que marcava o Centro Geodésico da América do Sul deduzido pelos cálculos da Comissão Rondon.
“Para mim, o Marco é o símbolo do desbravador, é o símbolo de conquistas, de vitórias e sendo ele escolhido como símbolo turístico de Cuiabá, é uma homenagem à todos os desbravadores antigos e atuais. É também, o reconhecimento dos trabalhos de Rondon em prol dos brasileiros”, lembra Ísis.
Fonte:
Assessoria/AL
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/384758/visualizar/
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