Quem conhece o produto se encanta com a notícia de que Mato Grosso está à frente em pesquisas benéficas ao Meio Ambiente
Estudantes da Unemat inovam e aprimoram embalagem biodegradável
Laboratórios do mundo estão investindo em pesquisas que tratam da criação de embalagens que não agridem o Meio Ambiente. Essa tendência mundial, cuja corrida foi lançada nos últimos anos, visar lançar à sociedade recipientes que não afetam a natureza. De olho nesse cenário, quatro alunos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), do campus de Barra do Bugres, aprimoraram uma embalagem biodegradável que tem chamado a atenção dos visitantes que percorrem os stands da 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e da VI Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, em andamento no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
Quem conhece o produto 100% biodegradável se encanta com a notícia de que Mato Grosso está à frente na possibilidade de oferecer no futuro uma embalagem que se decompõe em contato com a água, comestível e que ao ter contato com o solo, não o agride. A embalagem feita da base do amido da mandioca nasceu em Mato Grosso do Sul, na Universidade Católica Dom Bosco, porém apresentava diversos problemas de funcionalidade. “Antes de aprimorarmos esse produto, ele se desmanchava com a umidade, não suportava altas temperaturas e era pouco resistente”, comenta a estudante participante da pesquisa, Ana Paula Sampaio. Para driblar esses problemas os alunos-pesquisadores recorreram a um produto químico produzidos nos Estados Unidos, que dá impermeabilidade a embalagem. “Ao utilizarmos essa composição química importada, que encobre toda a extensão da embalagem, conseguimos aprimorar a idéia que nasceu em Mato Grosso do Sul, e colocamos fim aos diversos que ela enfrentava. A pesquisa ainda está em andamento, porém temos tido avanços surpreendentes nos nossos estudos”, acrescenta Ana Paula Sampaio.
9ª SNCT e VI Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação
Até a noite de quinta-feira (18) cerca de 20 mil devem passar pela 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e da VI Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Com entrada gratuita e destinado a todas as idades, esses dois eventos reúne 64 trabalhos escolares, elaborados por alunos de 25 municípios da rede pública e privada - nível Fundamental, Médio e Técnico - de Mato Grosso.
As atividades tanto da 9ª SNTC quanto da VI Mostra são realizadas desde terça-feira (16), das 8hs às 21hs.
A programação inclui demonstração de experimentos, piso interativo, brinquedos científicos, palestras educativas e atrações culturais.
Programação para esta quarta-feira (17)
CLÍNICAS TECNOLÓGICAS (SEBRAE)
14h às 16h
Criação de Frango Caipira
Produção de Hortaliças
Como iniciar Piscicultura
16h às 18h
Marcas e Patentes – O que é?
Redes Sociais para Negócios
PAS – Programa Alimento Seguro
19 às 21h
Como iniciar uma startup
Outras informações: Assessoria de Imprensa da Secitec (65) 9982-6498/ Luciana Cury.
Comentários