Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 23 de Abril de 2004 às 09:30
Por: Elzis Carvalho

    Imprimir


Para discutir a situação da educação no estado, a Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Seguridade Social da Assembléia Legislativa realiza, em parceria com o Comitê Estadual da Campanha Nacional pelo Direito à Educação de uma audiência pública, solicitada pelo presidente da comissão legislativa, deputado Humberto Bosaipo (sem partido).

A audiência está acontencendo no Plenarinho “Milton Figueiredo”, desde as 14h30min. Para as discussões foram convidados: os secretários de Estado, dirigentes do Sintep, representantes da AMM, reitores de universidade e faculdades, entre outras autoridades ligadas ao segmento.

No Brasil, a semana é organizada pela Campanha pelo Direito à Educação. O tema deste ano será “Um Grande Lobby pela Educação Pública”. “É uma oportunidade para que milhões de crianças e jovens expressem seu direito a uma educação gratuita e de qualidade”, disse Paulo Eduardo dos Santos.

Segundo Paulo Eduardo, a audiência e a ação global serão fundamentais para expor aos dirigentes políticos as principais dificuldades enfrentadas pelo ensino público em todos os níveis no Estado.

“É preciso que os nossos políticos tenham isso como pauta de prioridades. Para melhorar o ensino público é preciso mais investimentos, não somente nos salários dos professores, mas também na qualificação continuada da categoria”, disse.

A campanha busca ainda pressionar o governo brasileiro e o Congresso Nacional para o aumento de recursos destinados à educação pública. Mas, para que isso ocorra de fato, a campanha exige: a derrubada dos vetos ao Plano Nacional de Educação, o cumprimento da Lei do Fundo Destinado ao Ensino Fundamental, a criação do Fundo para toda a Educação Básica e o fim da Desvinculação dos Recursos da União.

Para se ter idéia das péssimas condições da qualidade da educação em todo o país, apenas 11,6% das crianças de zero a três anos de idade têm acesso a creche e 52% de crianças de quatro a seis anos freqüentam a pré-escola.

Outro dado alarmante é que cerca de 60% das crianças que concluem a quarta série não sabem ler corretamente. Já de cada 100 crianças que iniciam o ensino fundamental, somente 51 concluem a oitava série. No país cerca de 16 milhões de pessoas com mais de 15 anos são analfabetas.

Fazem parte da comissão de educação os deputados Humberto Bosaipo (sem partido), Mauro Savi (PPS), José Carlos de Freitas (PFL), Vera Araújo (PT) e Sebastião Rezende (PTB).




Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/385175/visualizar/