Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 22 de Abril de 2004 às 11:25

    Imprimir


O jornalista Aléssio Pinto, pré-candidato a vereador (PSDB) em Cuiabá, diz que os cuiabanos precisam "acordar". "O nosso povo está perdendo espaço, dentro da nossa própria Capital". Segundo ele, é preciso fazer um alerta, sobre o que está se passando, realidade esta que fica mais patente, a cada dia na nossa política regional. "É fácil chegar a esta constatação: é só fazer uma pesquisa, andar pelas ruas ou conversar com as pessoas. O cuiabano que reinou absoluto, até o início dos anos 70, aos poucos foi perdendo espaço, se retraindo, saindo do centro da cidade, para morar na periferia", enfatiza.

Para Aléssio Pinto, o povo cuiabano sempre foi acolhedor, receptivo e hospitaleiro. E isso permitiu que os migrantes, ganhassem espaço. E um dos setores que ele aponta que houve maior perda de espaços pelos cuiabanos, foi junto à classe política. Justamente aquela que detém o poder e que é a responsável por administrar a nossa cidade e o nosso Estado.

Na opinião do jornalista, é uma covardia o que vem acontecendo. “Num país como o Brasil, em que elegeu um padrão de beleza, que não tem nada a ver com grande parte da sua população, onde a modelo gaúcha Gisele Bunchen, é a expressão maior, o cuiabano muitas das vezes se sente inferiorizado, diante dos migrantes loiros e de olhos azuis”, sentencia.

Mas, tomando como base dados estatísticos, Aléssio Pinto entende que apesar da "invasão" dos migrantes, no bom sentido, nem tudo está perdido para os cuiabanos. É só parar e refletir. Segundo dados do IBGE, a população de Cuiabá hoje, é composta por 50% de migrantes e os outros 50%, de cuiabanos natos.

Ainda conforme os dados, se a capital de Mato Grosso tem hoje uma população estimada, de cerca de 500 mil habitantes, 250 mil são de cuiabanos. "Portanto, não justifica nossa pequena representação, junto a classe política do Estado. Só tomando como exemplo, a Câmara Municipal de Cuiabá, dos 21 vereadores atuais, apenas 4 são cuiabanos natos. Já que nós representamos, 50% da população da capital, deveriam ser, no mínmo, 10 vereadores nascidos em Cuiabá. É uma questão de matemática e lógica. É só parar e pensar! Acorda, Cuiabá!", finaliza o jornalista.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/385280/visualizar/